Angola: Lançamento do livro «A Bicha e a Fila», em Luanda

Publicado em sexta, 28 março 2014 16:51

A obra «A Bicha e a Fila», da autoria de Manuel Rui e Marco Guimarães, vai ser lançada no dia 3 de abril de 2014, pelas 18.30, no Centro Cultural Português de Luanda, apresentada por António Carmo Neto, secretário-geral da União dos Escritores Angolanos.

No livro, o escritor angolano Manuel Rui e o escritor brasileiro Marco Guimarães dão voz a dois personagens, médicos de profissão e escritores por devoção. Através do diálogo, os autores procuram estabelecer a relação entre as palavras «fila», «bicha» e «bicheiro», sublinhando os diferentes sentidos que as mesmas assumem em Angola, Brasil e Portugal.

O narrador brasileiro chama fila ao somatório de palavras que compõem uma frase, às filas de selos das coleções, às filas dos elevadores, às filas para tirar documentos, às filas no aeroporto, nas farmácias, nos bancos, e à fila da morte - «talvez a única fila capaz de aterrorizar». Por seu lado, o narrador angolano fala em bichas: na junta médica, na loja dos Vinte e Oito, nas lojas do povo e nos consulados para pedir vistos.

Ao longo da obra, os narradores fazem uma dissertação sobre as variedades e tipologias de bichas e filas, apontando semelhanças e diferenças entre os dois países, sem deixar de fora os contextos políticos, económicos, sociais e culturais de cada um. Trata-se de «uma parceria literária para escrever um livro sobre filas», conforme afirma um dos personagens.

Esta iniciativa é organizada pelo Centro Cultural Português de Luanda, do Camões, IP, em parceira com a União dos Escritores Angolanos.

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.