Conferência “Promoção e Difusão da Língua Portuguesa” na Universidade de Aveiro

Publicado em sexta, 11 abril 2014 15:34

A língua portuguesa no contexto mundial e o seu papel enquanto fator gerador de novas oportunidades empresariais são algumas das questões em debate na conferência “Promoção e Difusão da Língua Portuguesa”, que se realiza a 11 de abril de 2014 no auditório do edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro (UA).

O evento é organizado pela Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa dos Observadores Consultivos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o apoio da UA.

A relevância e o reconhecimento que a língua portuguesa tem atualmente no mundo fizeram com que ela se transformasse num “idioma estratégico de comunicação e um fator gerador de novas oportunidades empresariais”.

Assim, a conferência “Promoção e Difusão da Língua Portuguesa” surge com o objetivo de mobilizar os atores do espaço da língua portuguesa e sensibilizá-los para as oportunidades empresariais, culturais e científicas que se abrem pela partilha de uma língua franca num espaço geográfico tão alargado.

Será também dado destaque ao papel que diferentes instituições têm assumido na difusão da língua portuguesa, realçando-se as iniciativas desenvolvidas pela UA através de programas de cooperação nos domínios do ensino e da investigação.

Trata-se ainda de uma “oportunidade para uma reflexão a propósito das orientações do Plano de Ação de Lisboa aprovado pela Segunda Conferência Internacional sobre a Língua Portuguesa no Sistema Mundial”, que decorreu em Lisboa em outubro de 2013, de acordo com a Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa dos Observadores Consultivos da CPLP.

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.