Abril em Artes: 40 anos da revolução assinalados mundo fora

Publicado em quinta, 17 abril 2014 16:36

As comemorações dos 40 anos do 25 de abril na rede diplomática e consular, e de ensino e cultura portuguesa do Camões, IP, no mundo, apresentam os mais diversos formatos, desde sessões públicas a colóquios, passando por conferências, espetáculos, cinema, concursos e exposições.

A Presidente do Camões, IP, Ana Paula Laborinho, estará a 25 de abril em Paris, na Casa de Portugal – André Gouveia, onde vai falar sobre o Português, uma língua do mundo: do passado ao futuro, depois de, no mesmo dia, inaugurar uma exposição de trabalhos de alunos da rede EPE (Ensino Português no Estrangeiro) e do Ministério da Educação francês e ainda a exposição de cartazes A língua portuguesa como potencial económico, que retoma os conteúdos do estudo homónimo realizado por investigadores do ISCTE.

Em França, as comemorações são assinaladas por iniciativas do secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, incluindo várias cidades e compreendendo também, a 25 de abril, um espetáculo de Fado em Aulnay-sous-Bois e concertos do Coro Mozart em Bordéus, cidade onde o leitorado do Camões, IP, na universidade local promove uma conferência sobre as repercussões internacionais do 25 de abril.

Já com um pé na Ásia, o Festival Internacional de Cinema de Ancara, na Turquia, acolhe a comemoração a 22 e 24 de abril, com a exibição promovida pela Embaixada e o Camões, IP, do filme Capitães de Abril. Cinema, que mais a oriente está também no programa do CLP/Camões, IP, e do Consulado-Geral de Portugal em Goa, com o VI Festival de Cinema Lusófono, tendo por tema A Liberdade e a Democracia.

Do outro lado do Atlântico, o cinema foi também a forma escolhida para assinalar a data no Uruguai e no Chile. Neste último país, a mostra Uma Década de Cinema Português, organizada pela Embaixada, com a colaboração do Camões, IP, tem lugar até 4 de maio na capital chilena. Em Montevideu, a cinemateca nacional, com o apoio do Camões, IP, do ICA e da Embaixada, dedica-lhe um ciclo, que termina a 3 de maio.

Mais a norte, a Universidade do Massachusetts - Boston recebe, a 25 de abril, a III Conferência de Literatura em Língua Portuguesa, intitulada Perceções da Lusofonia: identidades, conceções e estereótipos, evento que abre a 9ª edição do Boston Portuguese Festival.

Com a participação prevista do português Valter Hugo Mãe, do cabo-verdiano David Hopffer Almada e do brasileiro Francisco Alvim, e moderação de Onésimo T. Almeida, a conferência resulta de uma parceria entre os consulados-gerais de Portugal, Brasil e Cabo Verde e do CLP/Camões em Boston, com apoio da Coordenação do Ensino de Português nos EUA.

Mais informação

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.