Emissão filatélica celebra oito séculos da Língua Portuguesa

Publicado em terça, 06 maio 2014 13:31

Os CTT-Correios de Portugal lançaram a 5 de maio de 2014, Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua portuguesa (CPLP), uma emissão filatélica conjunta com os países lusófonos que assinala os oito séculos da Língua Portuguesa.

“Esta emissão filatélica foi proposta formalmente aos CTT pela Associação ‘8 Séculos da Língua Portuguesa’ e será igualmente lançada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste, permitindo levar a toda a diáspora que tem o Português como língua oficial um selo comemorativo de uma das línguas mais faladas em todo o mundo”, lê-se no comunicado dos CTT.

A efeméride foi estabelecida a partir do testamento do rei D. Afonso II, datado de 1214, “um dos textos mais antigos escritos na nossa língua, tomado como referencial para estas comemorações”, esclarecem os CTT. O uso do Português foi chancelado nos documentos oficiais no reinado de D. Dinis, em 1327.

A emissão será composta por um selo e um bloco filatélico, tendo a imagem do selo sido criada em Portugal pelo AF Atelier, e será a mesma em todos os países emissores lusófonos, "adaptada a cada um deles", explica-se no comunicado.

Em Portugal serão emitidos 115.000 selos e cada um terá um valor facial de 0,80 euros. O bloco filatélico que será apenas emitido em Portugal, nele figurando uma reprodução do testamento de D. Afonso II, terá uma tiragem de 40.000 exemplares e um valor facial de 2,50 euros.

Fonte: Agência Lusa

_____________________________________________

Informação sobre a emissão

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.