EUA: “Música pela Consolidação da Paz na Guiné-Bissau" na ONU

Publicado em quarta, 07 maio 2014 19:07

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) junto da Organização das Nações Unidas (ONU) celebra o Dia da Língua e da Cultura da CPLP com o concerto ''Música pela Consolidação da Paz na Guiné-Bissau", no dia 7 de maio de 2014, na sede da ONU, em Nova Iorque, EUA.

A apresentação musical será animada pelo artista guineense Zé-Manel, membro fundador da lendária banda Super Mama Djombo, formada por crianças durante o processo de independência da Guiné-Bissau nos anos 60.

O espetáculo tem como objetivo realçar a importância do país como ponto de convergência dos ideais de independência e pluralismo do mundo lusófono, a sua contribuição singular para a ampliação do repertório cultural da CPLP, além de enfatizar o papel da identidade cultural para a consolidação da paz.

Em setembro último, a Guiné-Bissau completou 40 anos de independência. A diversidade étnica e linguística produziu grande variedade de expressões artísticas e tradições musicais. Tais manifestações, contudo, são pouco conhecidas no cenário internacional.

A celebração das expressões artísticas guineenses adquire especial relevância no momento histórico que o país atravessa, de superação de desafios políticos e institucionais, cujo objetivo é o pleno retorno à ordem democrático-constitucional, a par do relançamento da cooperação e do apoio internacionais ao desenvolvimento.

O concerto será transmitido em direto pelo Arte Institute e poderá ser acompanhado através do seguinte endereço eletrónico: http://www.arteinstitute.org/live.

Na ocasião, será ainda projetada a exposição “Potencial Económico da Língua Portuguesa”, mostra organizada pelo Camões – Instituto da cooperação e da Língua, cuja coordenação científica esteve a cargo do ISCTE/IUL – Instituto Universitário de Lisboa.

Para mais informações e cobertura de todos os eventos associados sugere-se a consulta do Espaço da Língua Portuguesa  da Rádio das Nações Unidas em português em http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/category/espaco-lingua-portuguesa/.

O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP foi instituído em julho de 2009, durante a XIV Reunião Ordinária da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, realizada na Cidade da Praia, Cabo Verde.

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.