Filme “Entre Nós” estreia em Paris e Lisboa, nos bairros em que foi rodado

Publicado em segunda, 23 junho 2014 18:21

O filme “Entre Nós”, um retrato da vivência urbana de duas ruas, a Rua do Benformoso, na zona do Intendente, em Lisboa e a Rue Myrhra em Paris, no bairro de la Goutte d'Or, será projetado em ante-estreia na capital francesa a 27 e 28 de junho de 2014, e exibido na capital portuguesa a 10 de julho.

Realizado por Hélène Veiga Gomes e por Pauliana Valente Pimentel, trata-se de uma obra apoiada pelo Camões, IP que, numa abordagem imersiva, descreve as coreografias de dois universos urbanos paralelos através do vídeo, da fotografia e do som. Inventa-se assim, ao longo de 52 minutos, um percurso imaginário onde os dois mundos acabam por se fundir e onde as imagens misturam os espaços e os tempos, as pessoas e os lugares, o dentro e o fora.

O resultado é apresentado pela primeira vez em Paris na Réseau Friche, a 27 e 28 de junho às 22h45 (Rue Myrha, 32). Em Lisboa a estreia acontece no âmbito do Festival Bairro Intendente em Festa, a 10 de julho, às 22h00, no Largo do Intendente.

Hélène Veiga Gomes nasceu em Paris em 1986. Formou-se em Ciências Sociais - Sociologia, Etnologia e Antropologia, em Paris, na École des Hautes Études en Sciences Sociales e na Université Paris Ouest - Nanterre La Défense.

É doutoranda em Antropologia, como bolseira da FCT. É membro do LAA – Laboratoire Architecture Anthropologie, Paris, do NAVA - Núcleo de Antropologia Visual e da Arte do CRIA, Lisboa e da ARPIA - Association de Recherche et Production d'Images en Anthropologie et Art, Paris. Como artista visual, tem realizado vários projectos e exposições desde 2012.

Pauliana Valente Pimentel nasceu em Lisboa em 1975. Trabalha entre vários países. Como fotógrafa freelancer, faz trabalhos de foto-reportagem desde 1999 para diversos jornais e revistas portuguesas e estrangeiras. Em 2005, participou no curso de fotografia do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística.

Pertence ao colectivo [Kameraphoto] desde 2006. Para além de livros coletivos, em 2009 foi publicado o seu primeiro livro de autora 'VOL I', pela editora Pierre von Kleist e 'Caucase, Souvenirs de Voyage', pela Fundação Calouste Gulbenkian em 2011. Esteve durante cinco anos representada na Galeria 3+1 Arte Contemporânea e atualmente pela Galeria das Salgadeiras, em Lisboa. Parte da sua obra pertence a colecionadores privados e institucionais.

TEASER#1 do filme ENTRE NOUS I ENTRE NOS

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.