Documento reúne contributo de especialistas sobre futuro das Relações UE – África

Publicado em terça, 08 julho 2014 12:19

Um documento que reúne contributos, artigos e entrevistas sobre questões inerentes à reformulação das relações UE-África num passado recente e nos próximos anos, intitulado “O Jogo Global mudou: qual o papel das relações União Europeia (UE) – África” - está disponível para consulta online, tendo sido publicado a pretexto da conferência homónima que se realizou em abril de 2014 na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Trata-se de uma e-publicação lançada por iniciativa do Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL, do ISCTE), do Instituto Marquês de Valle Flor (IMVF) e do European Centre for Development Policy Management (ECDPM), no quadro da  Europe-Africa Policy Research Network (EARN) e com o apoio do Camões, IP. Reúne num único volume uma seleção de contributos que são apresentados na língua original (em inglês ou em português).

Vários autores, europeus e africanos, analisam as realizações da Parceria e os principais desafios para equilibrar interesses divergentes e responder aos desafios globais, de forma a criar os ganhos mútuos que todos pretendem atingir.

Na Conferência “O Jogo Global mudou” foram debatidos os resultados da IV Cimeira UE-África, importante encontro internacional que constituiu uma oportunidade para os líderes de ambos os continentes refletirem de forma estratégica sobre os seus interesses e valores coletivos, no quadro de um relacionamento longo, complexo e diversificado.

Na ocasião, os participantes reconheceram aa necessidade de uma mudança política e de mentalidades na forma como é encarada a parceria UE-África. A transição para um enfoque mais económico foi evidente – da ajuda para o investimento, da assistência para as oportunidades económicas – e é um exemplo da mudança em curso, para uma parceria de ganhos mútuos e de definição clara dos interesses.

http://www.imvf.org/ficheiros/file/publicacao_europaafrica_normal(1).pdf

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.