Portugal: Intercâmbio internacional de jovens a bordo do veleiro Príncipe Perfeito

Publicado em quarta, 30 julho 2014 11:04

Mais de três dezenas de jovens, na sua grande maioria portugueses e checos, participam entre os dias 2 e 10 de agosto de 2014 num intercâmbio internacional a bordo do veleiro Príncipe Perfeito, uma iniciativa apoiada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Navegando na rota Lisboa - Algarve - Lisboa, os jovens terão oportunidade de participar nas rotinas do navio colhendo aprendizagens tão díspares como navegação à vela, bases de oceanografia ou observação de cetáceos.

Em simultâneo, terão oportunidade para desenvolver competências nas áreas da língua e da cultura portuguesas, fraseologia, gíria, curiosidades náuticas e tópicos de história marítima.

Esta atividade, patrocinada através do programa europeu Juventude em Ação, articula diversas instituições de entre as quais se destacam o Centro Minerva e a sociedade checa Lusofonia Aberta.

Com duração que pode variar entre os 5 e os 21 dias, o Programa Juventude visa pôr em contacto jovens até aos 30 anos de idade, proporcionando-lhes a oportunidade de tratarem temas vários, aprendendo mais sobre o país e a cultura de cada um ao mesmo tempo que reforçam as suas aptidões pessoais, académicas ou profissionais.

Os intercâmbios de jovens permitem a partilha de experiências e vivências tendo em vista a aprendizagem não formal, a aquisição de competências transversais para valorização pessoal e inserção posterior no mercado de trabalho. 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.