Moçambique: Criada União das Associações Agrárias de Matutuíne

Publicado em quinta, 28 agosto 2014 16:13

A União das Associações Agrárias de Matutuíne (UAAMAT), primeira União de produtores rurais naquele distrito de Moçambique, foi oficialmente constituída, numa iniciativa apoiada no terreno pela ONGD portuguesa VIDA (Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano), cofinanciada pelo Camões, IP.

A União representa o culminar de um processo iniciado em 2011, quando a ONGD VIDA expandiu o apoio que era prestado a três comunidades extremamente isoladas no centro geográfico de Matutuíne (Djabula, Manheane e Cassane) a outras comunidades, através das associações de produtores rurais, obtendo assim uma fiel representação do próprio distrito.

Nesta ação esteve também envolvida a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), em concertação com os Serviços de Agricultura e Extensão Rural do Distrito (SDAE).

A tomada de posse dos Órgãos Sociais da UAAMAT decorreu a 31 de julho de 2014. Por seu lado, a respetiva Assembleia Constituinte já se tinha realizado a 29 do passado mês de abril.

Nessa Assembleia estiveram presentes 110 participantes provenientes das 21 Associações do Distrito pertencentes à União, das 3 Uniões convidadas (União dos Camponeses de Boane, União Provincial de Camponeses de Maputo e União Nacional de Camponeses).

Participaram ainda na sessão diversos convidados de honra, nomeadamente o Director Distrital de Agricultura e equipa técnica de Extensão Rural, delegação da Direção Provincial de Agricultura de Maputo, representações dos Serviços Distritais de Saúde SDSMAS e Planeamento e Infraestruturas SDPI, Direção do Instituto médio Agro-Industrial da Salamanga e Chefes de Postos Administrativos e Localidades.

 

 

 
 
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.