Brasil: “Os Lusíadas em Viagem”, projeto teatral português no Festival MIRADA

Publicado em sexta, 29 agosto 2014 18:32

O projeto português do ator António Fonseca, “Os Lusíadas em Viagem”, vai integrar a programação do próximo MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cénicas de Santos, no Brasil, que decorrerá de 4 a 13 de setembro de 2014.

Depois de várias apresentações em Portugal, o projeto faz agora a sua primeira itinerância internacional com uma residência que se estenderá ao longo de duas semanas no festival brasileiro.

“Os Lusíadas em Viagem”, produzido pela Sul – Associação Cultural e Artística, surge na continuação e desenvolvimento do projeto do ator que, em 2008, decidiu decorar integralmente o texto de Luís de Camões, e, em 2012, estreou, na Capital Europeia da Cultura, em Guimarães, o espetáculo ‘Os Lusíadas’, dizendo o poema do primeiro ao último Canto.

A participação no MIRADA inclui a apresentação do espetáculo integral ‘Falação d’Os Lusíadas’ e a realização de uma oficina formativa e de criação que pretende aproximar o público brasileiro à obra de Camões e, também, preparar um coro que integrará o espetáculo, acompanhando António Fonseca em palco para dizer o Canto X.

No âmbito desta oficina, coordenada pelo ator António Fonseca e pelo dramaturgo Jorge Louraço, e já iniciada no dia 25 de agosto, será, ainda, exibido o filme documentário “8816 versos” de Sofia Marques, que registou a aventura do ator ao longo de mais de um ano até à estreia do projeto em Guimarães em 2012.

A falação d'Os Lusíadas é normalmente apresentada num só dia, de manhã à noite, numa sala de teatro. Cada uma das dez partes em que se divide o poema de Camões dura 50 minutos, aproximadamente. António Fonseca diz Os Lusíadas a solo durante nove Cantos, mas no último Canto tem tido a companhia de 50 a 100 pessoas da cidade onde se apresenta.

Para o MIRADA, a falação foi adaptada ao espaço do Clube Português de Santos. Os dez Cantos serão falados nesse espaço, ao longo de três dias: 5 de setembro: Cantos I, II, III e IV; 6 de setembro: Cantos V, VI e VII; 7 de setembro: Cantos VIII, IX e X.

Em Portugal, o projeto conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República.

Outras informações sobre o projeto global “Os Lusíadas”, incluindo o Dossier de Imprensa, podem ser encontradas aqui.

 

 

 

 
Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.