Brasil: Maestro português José Ferreira Lobo dirige OSTNCS em Brasília

Publicado em sexta, 12 setembro 2014 18:59

José Ferreira Lobo, um dos mais importantes maestros portugueses da sua geração, dirige em Brasília, no dia 16 de setembro de 2014, um concerto com a Orquestra Sinfónica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS), em que participa como solista a consagrada violinista cazaque Aiman Mussakhajaieva.

Apoiado pela Embaixada de Portugal e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, o evento terá lugar às 20:00 no Teatro Pedro Calmon, situado no Setor Militar Urbano daquela cidade. A entrada é livre. 

No concerto, a Orquestra sob a regência de Ferreira Lobo vai apresentar obras dos compositores Glinka, Vasily Kalinnikov e Aram Kachaturian. Este espetáculo contará ainda com a participação da renomada violinista Cazaque Aiman Mussakhajaieva, conhecida no mundo musical como uma das representantes mais brilhantes da escola do violino do Cazaquistão.

José Ferreira Lobo iniciou a sua atividade profissional em 1979 como Maestro Diretor da Camerata do Porto, orquestra de câmara que fundou com Madalena Sá e Costa. Com a colaboração de solistas prestigiados internacionalmente, apresentou-se em inúmeros concertos, no país e no estrangeiro.

Em 1992, funda a Associação Norte Cultural, sendo o seu projeto o vencedor do primeiro Concurso para criação de Orquestras Regionais, instituído pelo estado português. Neste contexto, cria a Orquestra do Norte, de que é o seu Maestro Titular e Diretor Artístico.

Colaborou com artistas consagrados internacionalmente como Krisztof Penderecki, José Carreras, Júlia Hamari, Regis Pasquier, Katia Ricciarelli, Patrícia Kopatchinskaya, Michel Lethiec, Eteri Lamoris, António Rosado, Dame Moura Linpany, Svetla Vassileva, José de Oliveira Lopes, Vincenso Bello e Fiorenza Cossotto.

Fundada em março de 1979 pelo maestro e compositor Cláudio Santoro, a Orquestra Sinfónica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS) é uma das principais instituições do género no Brasil. Em sua trajetória de 33 anos realizou milhares de concertos, temporadas de ópera e ballet.

Mais informações: http://www.embaixadadeportugal.org.br/noticias/noticia.php?cod_noticia=441

 

 

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.