República Checa: IV Jornadas de Língua Portuguesa e Dia Europeu das Línguas

Publicado em quarta, 24 setembro 2014 16:11

Catorze países, representados por meia centena de palestrantes, participam nas IV Jornadas de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da Europa Central e de Leste, que se realizam de 25 a 27 de setembro de 2014 na Universidade Carolina, em Praga, na República Checa, com o objetivo de analisar a situação do ensino do Português naquela região do globo.

Este evento, de caráter bienal, destina-se também a divulgar a investigação em curso e a fomentar o trabalho em rede, a cooperação e as parcerias entre os diversos departamentos de Português nas universidades do centro e leste europeu. Os trabalhos desenvolver-se-ão em 4 secções: Linguística, Literatura e Tradução Literária, Pedagogia e Didática, Estudos Culturais e Civilizacionais.

Organizadas pelo Centro de Língua Portuguesa (CLP) /Camões, IP em Praga, as IV Jornadas contarão ainda com momentos formativos materializados em duas sessões plenárias, uma na área da Literatura, outra na área da Linguística, orientadas, respetivamente, por Alva Teixeiro, professora da Universidade de Lisboa, e por Fátima Oliveira, professora da Universidade do Porto.

Quase em simultâneo, nos dias 24 e 25 de setembro, decorrerá a celebração do Dia Europeu das Línguas, com uma agenda definida em colaboração com os parceiros dos institutos EUNIC da capital checa. O CLP/Camões IP em Praga terá nestes dias as suas portas abertas às visitas dos alunos das escolas da cidade.

A data será assinalada por uma série de iniciativas, de entre as quais se destacam um “Quiz online” sobre curiosidades das línguas europeias e um concurso de artes plásticas e visuais dirigido a estudantes do ensino básico e secundário da República Checa.

O programa inclui ainda um “speakdating”, proposta lúdica em que o público é desafiado a conversar durante alguns minutos com um interlocutor, numa língua à sua escolha. Para interagir com os visitantes estarão disponíveis falantes nativos de 13 línguas da União Europeia.

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.