Moçambique: Filme Os Maias abre Semana de Cinema Luso-Brasileiro em Maputo

Publicado em sexta, 26 setembro 2014 11:11

O filme Os Maias, do realizador português João Botelho, marca o arranque da Semana de Cinema Luso-Brasileiro, evento que se realiza na capital moçambicana de 30 de setembro a 3 de outubro de 2014, numa coprodução entre o Centro Cultural Brasil-Moçambique e o Centro Cultural Português em Maputo / Camões IP.

No ano em que foi relançado o protocolo luso-brasileiro de coprodução cinematográfica, as embaixadas do Brasil e de Portugal em Maputo promovem a exibição pública de um conjunto de filmes que refletem pontos de contacto e aproximações entre as cinematografias de ambos os países, bem como a ligação dos dois países a Moçambique.

Os sete filmes selecionados para a Semana de Cinema Luso-Brasileiro serão exibidos em salas do Instituto Nacional de Audiovisual e Cinema (INAC), na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e na Escola Portuguesa de Moçambique (EPM-CELP). Todas as sessões de exibição terão entrada gratuita ao público.

A Semana de Cinema Luso-Brasileiro inicia-se a 30 de setembro às 18 horas, no Cine Scala, com a projeção do filme Os Maias – Cenas da Vida Romântica (2014), de João Botelho, baseado no romance homónimo de Eça de Queirós, e que estreou recentemente em Portugal.

Outro destaque é o filme Capitães da Areia (2009), baseado no romance homónimo do escritor brasileiro Jorge Amado, que pode ser visto no dia 1 de outubro às 14h30, na Universidade Eduardo Mondlane, Anfiteatro 1502.

A iniciativa prossegue com a exibição do filme Tabu (2012), de Miguel Gomes, no dia 1 de outubro, às 18h30, no INAC. No dia 2 de outubro será exibido, às 10 horas, na Escola Portuguesa de Moçambique, o filme O Primo Basílio (2007), de Daniel Filho, baseado no clássico de Eça de Queirós. Ainda no mesmo dia 2, será projetado no INAC, às 18 horas, o filme O Contador de Histórias (2009), que junta atores brasileiros e portugueses.

O último dia terá uma sessão às 14h30, na UEM, do filme Um tiro no escuro (2005), de Leonel Vieira, outra produção que conta com atores brasileiros e portugueses.

Para encerrar a Semana de Cinema Luso-Brasileiro, e em homenagem aos filmes baseados em obras de escritores de Língua Portuguesa, será exibido O Último Voo do Flamingo (2010), de João Ribeiro, uma adaptação cinematográfica da obra homónima do escritor moçambicano Mia Couto.

 

 

 

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.