Moçambique: Seminário sobre “A Arte de Contar Histórias”, com Rui Pinto de Almeida

Publicado em sexta, 03 outubro 2014 14:49

A Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane, em parceria com o Centro Cultural Português/Camões, IP em Maputo, realiza nas suas instalações, de 6 a 8 de outubro de 2014, o seminário de guionismo “A Arte de Contar Histórias: estrutura, estilo e princípios da narrativa”, com Rui Pinto de Almeida.

Esta ação destina-se aos estudantes do Curso de Jornalismo da ECA. O conferencista, português, 53 anos, licenciou-se em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social e é docente do Instituto Superior de Tecnologias Avançadas, em Lisboa, onde tem regido as cadeiras de Comunicação e Imagem, Tecnologias de Informação para Internet I e II.

Na área da investigação, Rui Pinto de Almeida Interessa-se pelas áreas da cor, semiologia e sociologia da comunicação. É também documentalista, dedicando-se à pesquisa histórica dos séculos XIX e XX portugueses. A maior parte dos seus trabalhos tem sido exibida na rede do The History Channel.

Entre diversos aspetos, os participantes neste Seminário vão analisar em que medida é que a Arte de Contar Histórias também se aplica ao jornalismo, atividade que “lê” o mundo para depois o contar, com a objetividade possível, para o leitor/telespetador formular a sua ideia.

Pode parecer desajustado, à partida, transportar “as ferramentas da ficção” para o jornalismo? Para lançar as bases de uma reflexão sobre o tema, Rui Pinto de Almeida formula esta e outras questões estratégicas: não continuamos todos a gostar de conhecer histórias, boas histórias? Aquela reportagem que nos prende ao jornal, à rádio, ou ao televisor, não apresenta os momentos fulcrais da construção narrativa?

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.