Nova diretora-executiva do IILP, Marisa Mendonça, define grandes metas até 2016

Publicado em quinta, 09 outubro 2014 17:15

A internacionalização do português e a promoção da língua, através do ensino junto das diásporas e em Estados que fazem fronteira com países de língua portuguesa, mantêm-se como grandes metas do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), declarou Marisa Mendonça, no dia em que tomou posse como diretora-executiva daquele organismo da CPLP.

A tomada de posse da nova responsável do IILP realizou-se a 3 de outubro de 2014 em Lisboa, na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), durante uma reunião extraordinária do respetivo comité de concertação permanente.

Eleita pela CPLP em julho último, durante a X Conferência dos Chefes de Estado e de Governo  (CCEG) realizada em Díli, capital timorense, Marisa Mendonça (Moçambique) assumirá a gestão do IILP durante o biénio 2014-2016, sucedendo no cargo a Gilvan Müller de Oliveira (Brasil).

A nova diretora é formada em Línguas pela Universidade Pedagógica de Moçambique, Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil, Membro da Comissão Nacional do IILP e Diretora da Faculdade de Línguas da Universidade Pedagógica de Moçambique.

Sobre as prioridades do seu mandato, garantiu na tomada de posse que haverá uma continuidade dos projetos do seu antecessor, Gilvan de Oliveira, como o vocabulário ortográfico comum (VOC) e o portal do professor de língua portuguesa língua estrangeira/língua não materna.

Por outro lado, a responsável pretende “dinamizar uma série de ações que possam promover a língua portuguesa”, entre os objetivos definidos pelos planos de ação de Lisboa e de Brasília.

“Os países que são o IILP terão de juntar os seus recursos em prol do desenvolvimento desta língua que é de todos nós”, defendeu.

A CPLP é composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor-Leste.

Com Agência Lusa

Declaração de Díli: http://www.cplp.org/id-316.aspx?Action=1&NewsId=3294&M=NewsV2&PID=304

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.