Cabo Verde: Lançamento de projeto de Apoio à Melhoria da Qualidade dos Serviços Públicos

Publicado em terça, 28 outubro 2014 13:24

O lançamento do projeto “Apoio à Melhoria da Qualidade e Proximidade dos Serviços Públicos nos PALOP e Timor-Leste”, que tem por objetivo contribuir para Serviços Públicos melhores e mais acessíveis aos cidadãos e empresas, realizou-se na Cidade da Praia, Cabo Verde, na presença de responsáveis locais e da Presidente do Camões, I.P., Ana Paula Laborinho.

Este projeto, com orçamento previsto de seis milhões de euros, é cofinanciado pelo Camões, I.P. com um milhão de euros, a executar em três anos.

Na cerimónia de lançamento, realizada a 17 de outubro de 2014, participaram a Ministra-Adjunta e da Saúde, Cristina Fontes Lima, o Chefe de Delegação da União Europeia naquele país africano, José Manuel Pinto Teixeira e o Embaixador de Portugal em Cabo Verde, Bernardo Fernandes Homem de Lucena.

Ao intervir na sessão, a Ministra-Adjunta e da Saúde de Cabo Verde sublinhou a importância da iniciativa e sustentou que o projeto poderá ser um fator de desenvolvimento, catalisador dos processos de reforma e modernização administrativa, traduzindo-se no reforço da solidez, coerência, transparência, proximidade e competitividade das instituições e, por conseguinte, do Estado.

Inserido no envelope “Iniciativa Boa Governação” aprovado no âmbito do 10.º FED, o projeto foi objeto de um Acordo de Delegação celebrado em abril de 2014 entre a União Europeia e o Camões, I.P., que nos termos da modalidade de gestão centralizada indireta, é a entidade gestora do projeto.

A iniciativa, que arrancou em maio último, tem como objetivo geral “contribuir para Serviços Públicos melhores e mais acessíveis para os cidadãos e empresas, melhorando a forma como as administrações públicas operam a nível nacional e local” através do “apoio à modernização da administração pública mediante a informatização dos serviços públicos (governação eletrónica) ”.

Para a operacionalização do projeto foi constituída uma Unidade de Gestão de Projeto (UGP) que se instalou em Cabo Verde, país do Ordenador Coordenador do Projeto.

 

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.