Moçambique: Exposição “Os Médicos Fotógrafos”, no CCP/Camões, I.P.

Publicado em quinta, 27 novembro 2014 18:14

O Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Maputo inaugura a 27 de novembro de 2014 uma exposição de fotografias dos médicos António Leitão Marques, Clara Ramalhão, João Fumane e João Schwalbach, bem de outros três médicos, resultado de um concurso destinado a estudantes e trabalhadores de saúde, como forma de estimular e divulgar esta arte.

O evento, com início às 18:00, contará com a presença de Hélder Martins, Presidente da Associação de Médicos Escritores e Artistas de Moçambique (AMEAM), criada em 2013 por um grupo de médicos moçambicanos.

O pressuposto foi o da difusão da Cultura, das Letras e das Artes pelos seus colegas, pelos estudantes de Medicina e por outros profissionais de Saúde, tanto que a AMEAM prevê a categoria de Membros Associados para os não médicos bem como a categoria de Membros Correspondentes Estrangeiros. Trata-se de uma Associação com expressão cultural e participação muito heterogéneas e que congrega uma vasto leque de expressões artísticas.

O facto de a Associação ser conhecida além-fronteiras tem facilitado o encontro de profissionais e proporcionou a realização desta primeira exposição dedicada à arte fotográfica. O programa paralelo consta de uma conversa/momento de reflexão sobre “Uma perspectiva da fotografia moçambicana”, que será orientada por António Sopa no próximo dia 4 de dezembro, às 17 horas.

“Diz-se, no mais vernáculo português, que cada doido tem a sua mania… // No caso presente falamos de médicos, não de doidos, e de paixões, não de manias. // Assim, e traduzindo: alguns médicos têm algumas paixões. Nisso não são diferentes do mais comum dos mortais... mas ter a coragem de expor paixões não é para os fracos de espírito. // Estes são de espírito forte, isto é, acreditam que o que viram, e como o viram, interessa e enriquece quem o vê.” (excerto do texto de José Forjaz na apresentação do catálogo da exposição).

A exposição “Os Médicos Fotógrafos” estará patente até dia 12 de dezembro do corrente ano. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 18:00.

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.