Itália: Homenagem a Antonio Tabucchi leva espetáculo sobre Fernando Pessoa a Roma

Publicado em sexta, 28 novembro 2014 11:59

O espetáculo teatral “Os últimos três dias de Fernando Pessoa”, inspirado no consagrado poeta português e baseado na obra homónima do escritor italiano Antonio Tabucchi, realiza-se no dia 29 de novembro de 2014, no Palazzo Braschi, em Roma, com o apoio do Camões, I.P.

Gli ultimi tre giorni di Fernando Pessoa” narra os últimos três dias de Fernando Pessoa, em que Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Bernardo Soares e António Mora visitam o poeta no seu leito de morte e discutem as suas diferentes visões do mundo, num ritual de despedida das suas personagens e da sua vida.

O espetáculo teatral, com adaptação e realização de Teresa Pedroni, contará com interpretações de Massimo Popolizio e Gianluigi Fogacci, e com música ao vivo de Mangani Isabella (voz) e Felice Zaccheo (guitarra portuguesa).

A homenagem a Tabucchi prossegue a 30 de novembro de 2014 com outro evento,”Appuntamento con Tabucchi, sostiene Pereira…”, no Teatro Belli, um encontro literário que reúne diversos especialistas na sua obra, iniciativa também apoiada pelo Camões, I.P.

Considerado como um dos maiores escritores italianos contemporâneos, Antonio Tabucchi é o autor de, entre outros títulos, 'Nocturno Indiano', 'Afirma Pereira' e 'A Cabeça Perdida de Damasceno Monteiro'. Morreu em Lisboa a 25 de março de 2012, aos 68 anos.

Nascido em Vecchiano, na província de Pisa, Tabucchi foi professor de Língua Portuguesa na Universidade de Siena, Itália. Grande conhecedor de Portugal, país com o qual mantinha uma estreita ligação, foi também tradutor e crítico da obra de Fernando Pessoa, que conheceu nos anos 1960, na Sorbonne, e pela qual se dizia fascinado.

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.