Apoios à Edição 2014: Lançamento em Itália de “Bestiario Lusitano”, de António Fournier

Publicado em terça, 02 dezembro 2014 16:39

O lançamento de Bestiario Lusitano, uma antologia de contos de autores portugueses com seleção e prefácio de António Fournier, dada à estampa no âmbito do Programa de Apoio à Edição 2014 do Camões, I.P., realiza-se a 9 de dezembro de 2014 no Salão Nobre do Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Universidade de Turim (Itália).

A sessão de apresentação da obra, que tem a chancela da editora Scritturapura, prevê a presença dos escritores Teolinda Gersão, Lídia Jorge e João de Melo, que têm contos seus integrados na seleta, e ainda do crítico literário Miguel Real e do artista plástico José Barrias. António Fournier (n. 1966) ensina língua portuguesa e tradução literária na Universidade de Turim, e as traduções reunidas neste título são, na sua maioria, da autoria de alunos seus.

Em 2014, Itália foi o país que viu receber o maior número de apoios à edição no quadro deste programa do Camões, IP – 6 entre um total de 23 obras apoiadas, de 13 países (Colômbia, Croácia, Eslováquia, Eslovénia (2 obras), Espanha (2), França (2), Itália (6), México, Peru, Polónia, República Checa, Sérvia (2) e Turquia (2).

O programa, que suporta «a edição, no estrangeiro, de obras de autores de língua portuguesa traduzidas para outros idiomas e de obras que versem temas da língua e da cultura portuguesas» por editoras estrangeiras que «disponham de capacidade de distribuição internacional», considerou prioritárias em 2014 as obras em alemão, italiano e turco.

Dulce Maria Cardoso, Fernando Pessoa, Gonçalo M. Tavares e José Saramago são, cada um com duas obras, os autores com maior número de publicações apoiadas em 2014 numa lista de que constam ainda nomes como Afonso Cruz, Antero de Quental, António Lobo Antunes, António Ramos Rosa, Augusto Abelaira, Daniel Faria, David Machado, Eça de Queirós, Fialho de Almeida, Florbela Espanca, Gastão Cruz, Natália Correia e Vergílio Ferreira.

Entre as obras está o primeiro e-book alguma vez apoiado pelo Camões, I.P., Contos de Fialho de Almeida, publicado pelo editor polaco Dariusz Lewandowski.

“Bestiario Lusitano”, que pretende ser «um fresco de Portugal atual», feito a partir de uma perspetiva pós-torguiana, compreende «vinte contos ferinos» que «compõem este retrato de um país habitado por homens animalizados ou bichos humanizados, descritos com uma pitada de loucura, alienação ou saudável bizarria».

Entre os contistas portugueses escolhidos estão ainda Ana Nobre de Gusmão, Ana Teresa Pereira, António Manuel Venda, António Mega Ferreira, Hélia Correia, Isabel Cristina Pires, José Jorge Letria, Maria Judite de Carvalho, Mário de Carvalho, Miguel de Castro Henriques, Miguel Miranda, Nuno Júdice, Pedro Paixão, Rui Zink e Susana Neves.

Também «não foi esquecido Miguel Torga, autor do mais célebre bestiário literário lusitano [Bichos, 1ª edição de 1940]. O seu conto Fronteira [extraído dos Novos Contos da Montanha] é o ponto de partida desta viagem por um Portugal prevalentemente urbano onde se esbateu justamente a noção de fronteira», indica a antologia.

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.