Angola: “Divergente”, primeira mostra individual da artista plástica Fineza Teta

Publicado em terça, 09 dezembro 2014 17:40

A exposição “Divergente”, da artista plástica angolana Fineza Teta (Fisty), vai ser inaugurada no Centro Cultural Português (CCP) /Camões, I.P. em Luanda, no dia 16 de dezembro de 2014, às 18:00, podendo ser visitada até ao próximo dia 8 de janeiro.

Fineza Teta conquistou o Primeiro Grande Prémio Pintura na XII Edição do ENSA ARTE 2014, evento que decorreu no CCP/Camões, I.P. em julho último. Com este Prémio, a artista fez história, tornando-se a primeira mulher a angariar tão elevada distinção ao longo de mais de duas décadas, desde que o concurso foi iniciado.

“Divergente”, a primeira mostra individual de Fineza Teta, integra trabalhos de pintura em acrílico e óleo sobre tela de grandes dimensões (entre os quais oito obras novas) e algumas instalações, destacando-se o recurso a várias expressões artísticas, nomeadamente escultura, fotografia, ilustração e design, sendo este último o domínio inaugural da autora.

O título “Divergente”, segundo a artista, reflete a sua independência relativamente a padrões clássicos estético/formais, procurando construir um caminho próprio, através da afirmação da sua individualidade e especificidade criativas.

Fineza Teta nasceu e iniciou a sua formação académica em Luanda. Posteriormente, concluiu a licenciatura em Artes Visuais e Design, na África do Sul. Em menos de uma década participou em diversas exposições coletivas e angariou alguns prémios.

Em 1998, recebeu uma Menção Honrosa no Prémio ENSA ARTE, com a obra “Casamento” na qual procura lançar um olhar crítico sobre algumas realidades discriminatórias da mulher, que ainda marcam as sociedades contemporâneas.

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.