Angola: Exibição do filme “Tabu”, de Miguel Gomes, no Centro Cultural Português em Luanda

Publicado em quarta, 07 janeiro 2015 19:22

A longa-metragem “Tabu”, realizada por Miguel Gomes, com direção de produção de Joaquim Carvalho, vai ser exibida a 13 de janeiro de 2015, às 18:30, no Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Luanda.

“Tabu” é um filme sobre a passagem do tempo, sobre coisas que vão desaparecendo, deixando apenas memórias e imaginário. É uma viagem ao passado dos anos 50 e desenrola-se no ciclo de vida das suas personagens, da juventude à velhice. Narra um tempo de excessos e de culpas, no tempo colonial e no tempo pós-colonial.

“Tabu” é um local num território histórico indeterminado em África, que evoca um tempo passado. Faz uma narrativa em torno da história colonial portuguesa e revela um retrato dilacerante de uma pessoa em fim de vida.

O filme “Tabu” arrebatou o Prémio Alfred Bauer e o Fipresci na 62ª Bienale (Festival Internacional de Berlim – 2012) e mereceu o aplauso generalizado da crítica internacional. O The New York Times referiu um “arrebatamento coletivo na estreia mundial”.

O realizador Miguel Gomes nasceu em Lisboa em 1972. Formou-se na Escola Superior de Teatro e Cinema e trabalhou como crítico de cinema entre 1996 e 2000.

Depois de ter realizado várias curtas-metragens, algumas delas premiadas, realizou, em 2004, a sua primeira longa-metragem, “A Cara que Mereces”. Em 2008 concluiu o filme “Aquele Querido Mês de Agosto”, que foi exibido em mais de 60 festivais internacionais, tendo recebido 16 prémios.

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.