Etiópia/Portugal: Exposição “60 Anos de uma relação com 5 Séculos”

Publicado em quarta, 28 janeiro 2015 18:49

 A exposição “Etiópia e Portugal, 1954-2014: 60 Anos de uma relação com 5 Séculos” pode ser visitada até 1 de fevereiro de 2015, todos os dias entre as 9:00 e as 17:00, no Museu Nacional da Etiópia, em Adis Abeba.

Trata-se de uma mostra documental organizada pela leitora Isabel Boavida, com o apoio do Camões, I.P., do Centro de Estudos Internacionais (ISCTE-IUL) e da Universidade de Adis Abeba, comissariada pela mesma leitora e por Mifta Zeleke (Galeria de Arte Guramayle).

A exposição integra reproduções de documentos de arquivo, notícias em jornais, fotografias, painéis, cartazes, livros e algumas obras de arte, entre as quais uma serigrafia assinada por Maria Helena Vieira da Silva e quatro retratos do primeiro embaixador enviado da Etiópia a Portugal (1514), imaginados por quatro artistas etíopes.

A narrativa expositiva foca momentos fundamentais das relações contemporâneas entre os dois países, primeiro entre 1954 e 1963, com destaque para a visita oficial que o Imperador Hailé Selassié fez a Portugal em 1959, e a atualidade, com a abertura da embaixada em 2002, documentando alguns aspetos da cooperação e ação desenvolvidas e em progresso.

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.