Austrália: Portugal representado no Dia Internacional da Língua Materna

Publicado em terça, 24 fevereiro 2015 17:55

O Movimento de Língua Materna, na Austrália, organizou uma caminhada anual para comemorar o Dia Internacional da Língua Materna, no dia 21 de fevereiro de 2015, que envolveu mais de 25 grupos étnicos e representantes de 40 idiomas, num total de 400 pessoas, entre elas meia centena de portugueses.

Os participantes reuniram-se perto de “International Flag Display” na Regatta Point, com a inauguração do evento presidida pela Yvette Berry, Ministra dos Assuntos Multiculturais e Serviços Comunitários do Território da Capital Australiana do Governo.

O cortejo contou com mais de 400 pessoas que atravessaram a Ponte Commonwealth com o slogan “My Language, My Pride” (Minha Língua, Meu Orgulho). De seguida, decorreram as atuações das diferentes línguas: poema em afegão persa, desfile de moda afegã, dança clássica chinesa, capoeira, dança tradicional do Tonga, música e poemas em português, levados pelos alunos da Escola Portuguesa de Queanbeyan.

Os objetivos deste movimento são a preservação das diversas línguas ameaçadas e a promoção do multilinguismo na comunidade australiana.

A língua portuguesa foi representada neste evento pela Coordenação do Ensino Português/Camões, I.P. na Austrália (CEPE-AU) e pela Escola Portuguesa de Queanbeyan, cujos alunos se apresentaram vestidos com roupas tradicionais ou simplesmente com uma t-shirt alusiva ao país.

Meia centena de pessoas integraram o grupo da língua portuguesa, provenientes das cidades de Camberra e Sydney. Alguns participantes foram entrevistados pelos media locais. No final realizou-se um convívio saudável em diferentes línguas e culturas

Mais informação: http://www.cmcf.org.au/2015/01/celebrate-international-mother-language-day-10-30am-1-30pm-saturday-21-february-2015

 

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.