Índia: Projeto de criação em Goa de uma Cátedra em Linguística

Publicado em quarta, 04 março 2015 19:02

A criação de uma cátedra em Linguística, que possibilitará a realização de estudos e projetos de investigação na área do Português Língua Estrangeira (PLE) e dos estudos linguísticos histórico-comparativos, foi um dos projetos analisados durante a visita da Presidente do Camões, I.P. a Goa, realizada de 2 a 7 de fevereiro de 2015.

Ana Paula Laborinho deslocou-se a Goa no âmbito das comemorações dos 400 Anos da Edição da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto.

Outro dos projetos debatidos prende-se com a introdução de cursos de Português Específico oferecidos através do sistema de B-Learning e certificados simultaneamente pelo Camões, I.P. e pela Universidade de Goa.

A proposta de reestruturação dos cursos de línguas estrangeiras, apresentada em 2013-2014 pelo leitor do do Camões na Universidade de Goa, foi aceite pelo Conselho Científico, tendo então os cursos livres de Língua Portuguesa sido programados em quatro níveis (A1, A2, B1 e B2), seguindo o Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas estrangeiras.

Para além das razões históricas, arquitetónicas e culturais, há em Goa excelentes condições para implementar projetos que visam a expansão e consolidação dos Estudos Portugueses. O Português faz parte dos currículos escolares no ensino básico e secundário, é oferecido no ensino superior em todos os níveis, sob a forma de cursos livres, opcionais, licenciatura, mestrado e doutoramento.

A Presidente do Camões, I.P. manteve em Goa diversos encontros com responsáveis locais, com os quais discutiu propostas e parcerias, tendo a comunidade académica reagido com particular entusiasmo ao projeto de criação de uma Cátedra em Linguística. Sobressai desta visita a convicção de que Goa reúne efetivas condições para se tornar um Hub privilegiado na difusão da Língua Portuguesa e da cultura dos países lusófonos.

 

Recortes de Imprensa

Gomantak Times

HubPress

Heraldo

Times of India

St Xaviers’College

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
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