Angola: Dia Internacional contra a Discriminação Racial assinalado com livro de BD

Publicado em terça, 17 março 2015 12:17

Por ocasião do Dia Internacional contra a Discriminação Racial, o Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Luanda acolhe a 24 de março de 2015, às 18:30, o lançamento do livro “Notre histoire (Nossa História) ” e uma palestra intitulada “A Banda Desenhada contra o Racismo”, a proferir pelo autor da obra, Lilian Thuram.

Natural de Guadalupe, onde nasceu em 1972, Lilian Thuram teve uma prestigiada carreira como futebolista internacional. Foi campeão do mundo em 1998, campeão da Europa em 2000 e vice-campeão do mundo em 2006. Dois anos mais tarde criou a “Fundação Lilian Thuram – Educação Contra o Racismo”, da qual é presidente.

Entre as obras já publicadas sob a égide da Fundação contam-se Més Étoiles noires, de Lucy a Barack Obama” (2010) e Manifeste pour L’égalité” (2012).“Notre Histoire (Nossa História) ”, primeiro título de Banda Desenhada, inspira-se no Comandante Louis Delgrès que, em 1802, em Guadalupe, resistiu contra as tropas do general Richepanse, enviado por Napoleão Bonaparte para restabelecer a escravatura.

No enredo há uma personagem fictícia, chamada Neddo, com o dom do espírito e da palavra, que tem por missão zelar pela harmonia universal e transmitir às gerações futuras todo o seu saber de experiência adquirido.

Lilian Thuram viaja até ao tempo da sua infância, evocando o percurso de sua mãe, Mariana, que considera sua “primeira estrela”. Desta forma, presta homenagem a todos os pais que lutam para ultrapassar as adversidades, em prol do bem-estar dos filhos.

No livro abordam-se temas como a escravatura, o racismo, o nazismo, o apartheid e a segregação das mulheres e explica-se como se foram construindo as segregações e porque, não raras vezes, a pessoa é catalogada e discriminada em função da cor de pele, da sexualidade, do género ou da religião.

Nas palavras do autor, “é essencial conhecer a história do mundo para melhor compreender a sociedade em que estamos inseridos”. Com a obra “Notre Histoire (Nossa História), Lilian Thuram estreia-se na Banda Desenhada, género que aprecia desde criança e que, em sua opinião, “pode enriquecer o conhecimento e o imaginário tanto como uma obra literária”.

Este evento a pretexto do Dia Internacional contra a Discriminação Racialresulta de uma parceria entre o Camões, I.P., a Alliance Française de Luanda e o Estúdio Olindomar.

Educação contra o Racismo

 

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.