Espanha: “25 de Abril” assinalado na Extremadura com Ciclo Documental

Publicado em sexta, 24 abril 2015 13:16

O Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. na Universidade de Extremadura, em colaboração com várias entidades públicas, promove um ciclo de cinema documental itinerante em Cáceres, Badajoz e Mérida, no âmbito das comemorações do 25 de Abril. Esta iniciativa teve início a 21 de abril e prolonga-se até 14 de maio.

A realização de um ciclo itinerante pretende dar a conhecer a um maior número de pessoas, um dos acontecimentos mais marcantes da História de Portugal. Serão exibidos filmes emblemáticos alusivos à revolução dos cravos, nomeadamente Linha Vermelha, o documentário do realizador José Filipe Costa que recua a 1975, altura em que o alemão Thomas Harlan realizou Torre Bela, sobre a ocupação de uma grande herdade no Ribatejo, propriedade dos duques de Lafões. Um ícone do período revolucionário revisitado 37 anos depois por José Filipe Costa, que reencontrou a equipa e os seu protagonistas.

Será ainda exibido o filme de Sérgio Trefaut Outro País que retrata o 25 de Abril como grande acontecimento mundial, cuja cobertura noticiosa trouxe a Lisboa jornalistas de todo o mundo. A pesquisa para este documentário revelou a existência de cerca de 40 filmes estrangeiros sobre a Revolução Portuguesa.

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.