Itália: Dia da Língua Portuguesa celebrado em Itália com sabores Lusófonos

Publicado em quinta, 30 abril 2015 13:19

O Dia da Língua Portuguesa irá ser assinalado na Cátedra Pedro Hispano do Camões, I.P., na Universidade de Tuscia, no dia 5 de maio de 2015, às 10h00, com um Workshop subordinado ao tema Fala tu como comes (Trocar por miúdos): Línguas e Linguagens na empresa alimentar/Um olhar para o mundo de língua portuguesa num contexto de cultura internacional.

A relação entre comida e linguagem será objeto de estudo e reflexão, no contexto da Língua Portuguesa e das suas diferentes geografias. A iniciativa é organizada pelos departamentos de Língua e tradução portuguesa e brasileira e de Literaturas e Culturas de países de língua portuguesa e faz parte da unidade de investigação Comida, Alimentação, Cultura, Sociedade e Artes.

Para inserir o contexto Lusófono num panorama cultural mais amplo, a reunião contará com a participação de professores provenientes de outras disciplinas e será ainda possível provar alguns produtos típicos dos países de língua portuguesa. O brasileiro José de Alencar sintetiza a relação entre sabores e linguagem de diferentes latitudes e lança o mote para a sessão: O povo que chupa o caju, a manga, o cambucá e a jabuticaba, pode falar uma língua com igual pronúncia e com o mesmo espírito do povo que sorve o figo, a pêra, o damasco e a nêspera?

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.