Brasil: 11ª edição da Semana da Europa

Publicado em terça, 05 maio 2015 14:23

A Semana da Europa 2015, este ano com o tema “Desenvolvimento e Cidadania”, vai oferecer uma ampla programação cultural em várias cidades do Brasil, de 3 de maio a 5 de junho de 2015, numa iniciativa da Delegação da União Europeia no Brasil e do EUNIC Brasil que conta com o apoio do Camões, I.P.

O evento acontece durante a semana em que se celebra o Dia da Europa, 9 de maio - criado para exaltar a unidade do continente europeu e ao mesmo tempo destacar a diversidade dos seus estados-membros – passando nesta 11ª edição por Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Manaus, Florianópolis, Natal, Aracaju e Belém. A extensa programação cultural da Semana da Europa 2015 inclui filmes, concertos, exposições e bazares.

O tradicional Concerto Europeu marcará a abertura oficial do evento em Brasília, no dia 5 de maio, contando para isso com músicos de diversos países: Maximino Zumalave, pianista e maestro espanhol; Nelly Decamp, violonista francês; Vedrana Simic, soprano croata; e Emanuel Salvador, violinista português que participará no Concerto com a Orquestra Sinfónica do Teatro Nacional, regida pelo Maestro Cláudio Cohen. Ainda na capital brasileira, a Semana da Europa promoverá, pela primeira vez, o Festival de Jazz Europeu, no dia 9 de maio, no Clube do Choro, com cinco apresentações de bandas e solistas.

Este ano, o Festival de Cinema Europeu, inserido na Semana da Europa, contará com filmes de temática associada ao festival, sendo muitos deles inéditos. A participação portuguesa será marcada pela exibição da longa-metragem Tabu, do realizador Miguel Gomes (2012). A cerimónia de abertura do Festival de Cinema Europeu ocorrerá no dia 12 de maio, no Cine Brasília, e contará com a participação especial da DJ portuguesa Joana Hasse.

No Rio de Janeiro haverá uma exposição de livros de arte europeia doados pela União Europeia e os Estados membros, na Biblioteca do Museu de Arte do Rio – MAR. O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. participa nesta iniciativa com importante oferta de livros. A capital paulista, por sua vez, promoverá o seminário económico-comercial organizado pela Eurocâmaras, na FIESP.

Durante a Semana da Europa os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura dos países membros da UE. A programação inclui ainda um bazar com bancas de divulgação cultural e gastronomia típica de cada país, além de apresentações de música, teatro e dança. Portugal será representado, mais uma vez, por doces e os vinhos portugueses.

A entrada no evento é livre.

Maiores informações e a programação completa em: http://www.semanadaeuropa.org.br/home

 

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.