República Checa: Entrega do Prémio Hieronymitae Pragenses de Tradução Literária

Publicado em terça, 19 maio 2015 13:04

Extratos traduzidos de Instalação do Medo e O Anibaleitor, de Rui Zink, e Missa do Galo, de Machado de Assis, são os trabalhos vencedores da edição 2015 do Prémio Hieronymitae Pragenses de Tradução Literária de autores de língua portuguesa, dirigido a jovens tradutores de língua checa e eslovaca.

Este galardão, nascido de uma parceria entre o Departamento de Português da Faculdade de Letras da Universidade Carolina, o Camões, I.P. e as embaixadas de Portugal e do Brasil em Praga, vai já na sua 6ª edição. O seu objetivo é promover a descoberta de novos talentos na área da tradução literária e, ao mesmo tempo, apostar na divulgação das literaturas dos países de língua portuguesa na República Checa.

O júri do prémio, composto pelas professoras de literatura Šarka Grauová e Vlasta Dufková, da Universidade Carolina em Praga, Silvie Španková, da Universidade Masaryk em Brno, e Zuzana Burianová, da Universidade de Palacký em Olomouc, decidiu atribuir o primeiro lugar a Martina Čáslavská, estudante da Universidade de Masaryk em Brno, pela tradução de um excerto do livro Instalação do Medo, de Rui Zink.

O segundo lugar foi para Natália Pižemová, também de Brno, pela tradução, para eslovaco, de excertos de O Anibaleitor, também de Rui Zink.

O júri decidiu atribuir também uma menção honrosa à tradução do conto Missa do Galo, de Machado de Assis, apresentada pela candidata Jana Dubová, de Olomouc.

A propósito do trabalho do tradutor literário, a Presidente do Júri, Šarka Grauová, deixou a seguinte nota aos candidatos, durante a alocução de abertura da cerimónia: "A literatura continua a ser, para nós, uma coisa que vale a pena. E consideramos de tal forma importante a mensagem que veicula, que queremos comunicá-la aos outros. Generosidade é um dos motores que propalam a atividade do tradutor: querer partilhar com os outros a beleza que não está ao seu alcance linguístico."  

A cerimónia de entrega do Prémio Hieronymitae Pragenses de Tradução Literária decorreu a 15 de maio de 2015, em Praga. Para além dos textos premiados, entraram a concurso também excertos de obras de Patrícia Reis, Álvares de Azevedo, Ruben Fonseca e José Eduardo Agualusa.

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.