600 anos da história de Ceuta em exposição no Porto

Publicado em quinta, 04 junho 2015 12:25

No próximo dia 10 de junho de 2015, no World of Discoveries – Museu Interativo & Parque Temático, na cidade do Porto, é inaugurada a exposição “Ceuta ontem. Ceuta hoje.” que irá recordar 600 anos de história daquela cidade como ponto de encontro entre culturas mediterrânicas e atlânticas e como marco geoestratégico entre povos do mar interior e do norte da Europa.

Com o alto patrocínio da Presidência da República, a exposição é uma iniciativa da World of Discoveries, coproduzida pela Ciudad Autonoma de Ceuta e pelo Arquivo Nacional Torre do Tombo, e que conta ainda com o apoio da Câmara Municipal do Porto, do Camões, I.P., da Associação “8 Séculos de Língua Portuguesa”, da Universidade do Porto e da Fundación Premio Convivencia.

O comissário da exposição, Prof. Doutor Luís Adão da Fonseca, organizou uma exibição única e exclusiva, onde os visitantes poderão encontrar, entre outros motivos de interesse, uma maqueta da cidade de Ceuta tal como os portugueses a encontraram em 1415, uma pirâmide holográfica 3D reproduzindo Nossa Senhora de África, oferecida pelo Infante D. Henrique em testamento àquela cidade e o exemplar mais antigo existente em Portugal da “Crónica da Tomada de Ceuta” de Gomes Eanes de Zurara, um documento com 500 anos cedido, a título de empréstimo, pelo Arquivo Nacional Torre do Tombo.

Patente durante um ano na cidade do Porto a exposição seguirá depois para a Ceuta, em julho de 2016.

Mais informações em: www.worldofdiscoveries.com

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.