Moçambique: Obras literárias sobre Gorongosa em evidência na Beira

Publicado em terça, 16 junho 2015 14:21

O polo da Beira do Centro Cultural Português em Maputo/Camões, I.P. acolhe nas suas instalações, no próximo dia 18 de junho de 2015, às 18h00, a apresentação de duas obras relacionadas com o Parque Nacional da Gorongosa: “Uma Janela para a Eternidade” de Edward O. Wilson e “Contos da Gorongosa” de Domingos Muala.

A cerimónia de apresentação dos dois livros, contará com a presença de Mateus Mutemba, administrador do Parque Nacional da Gorongosa, de Domingos Muala, autor de um dos livros e de Ricardo Guta, do Laboratório de Biodiversidade E. O. Wilson/Departamento de Serviços Científicos do parque.

O evento contará ainda com a participação de alguns membros do Movimento Literário Kulemba, que irão declamar alguns excertos do livro Contos da Gorongosa, em Português e Sena (língua bantu maioritária na região do parque).

Agraciado, na semana passada no âmbito das comemorações do dia 10 de junho, pelo Presidente da República de Portugal como Membro Honorário da Ordem do Mérito, o Parque Natural da Gorogonsa, em Moçambique, é uma parceria Público-Privada de 20 anos entre o Governo de Moçambique e o Projeto de Restauração da Gorongosa, uma organização sem fins lucrativos sedeada nos Estados Unidos da América.

Sobre os livros:

Uma Janela para a Eternidade, de Edward O. Wilson

Trata-se do testemunho de Edward O. Wilson, a propósito do projeto de restauração que está a ser levado a cabo no Parque Nacional da Gorongosa, considerado pelo próprio como um dos locais do mundo mais ricos em biodiversidade. A obra é prefaciada por Mia Couto, conta com fotografias de Piotr Naskrecki e contém um DVD com o filme O Guia, de Jessica Yu, que testemunha uma das passagens de E. O. Wilson pelo Parque Nacional da Gorongosa.

Contos da Gorongosa, de Domingos Muala

Conjunto de narrativas relativas à tradição oral e cultural das comunidades da Serra da Gorongosa (Tambara, Canda e Sadjungira), recolhidas no ano 2009 por Domingos Muala, com ilustrações de Anunciação Matos. Trata-se de uma edição trilingue, estando os textos publicados em Português, Inglês e Sena (a língua bantu maioritária na região do Parque Nacional da Gorongosa).

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.