Angola: Eleutério Sanches apresenta um “Elogio da Matéria” em Luanda

Publicado em quinta, 02 julho 2015 19:05

O Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Luanda recebe, no dia 9 de julho de 2015, pelas 18h30, a inauguração de uma exposição de pintura, desenho e serigrafia de Eleutério Sanches, artista plástico nascido na capital angolana e considerado um dos mais importantes artistas da sua geração.

A exposição, que ficará patente naquele espaço até dia 23 de julho, tem como objetivo prestar uma homenagem e um reconhecimento ao artista, pelo seu vasto trabalho dedicado às artes, seja como Professor, Pintor, Poeta, Compositor e Trovador.

Em “Elogio da Matéria”, Eleutério Sanches apresentará 29 obras entre pintura, desenho e serigrafia, numa mostra que ilustra o seu perfil multifacetado e os vários ciclos em que dividiu e sistematizou grande parte do seu trabalho como: “Alquimia da Árvore”, “Elogio da Matéria”, “Elogio do Ritmo”, “Ovo-Óvulo”, “Da Linha”, “Eros Dramático”, “Afro-drama”, “Pitagorica-Mente”, “Matricial”, “Ludus”, “Teatro Mundi” e “No Princípio”.

Nascido em Luanda a 29 de setembro de 1935, Sanches desde cedo manifestou as suas tendências artísticas, como músico, desenhador, e pintor. Entre 1960 e 1965 participou em diversas exposições coletivas na sua terra natal. Em 1965, já em Portugal, leciona pintura, na Escola Superior de Belas Artes, e realiza a sua primeira exposição individual no Palácio Foz, em Lisboa. Depois disso, realizou exposições de forma regular, em Portugal, nos EUA, na Áustria, em Angola, na Suíça entre outros países.

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.