Índia

Publicado em sexta, 07 agosto 2015 07:48

{tab Artes Plásticas}

2014

   

NOVA DELI

14/10/2014 30/11/2014

Natália Gromicho apresenta exposição “Humanity”

A artista portuguesa Natália Gromicho apresentou “Humanity”, uma exposição de pintura composta por nove obras exclusivas relacionadas com a cultura indiana, no âmbito da United Art Fair 2014 em Nova Deli.

Para esta mostra, concebida exclusivamente para a Índia, a artista inspirou-se em ambientes, monumentos e, de um modo geral, nas tradições culturais do país.

Natália Gromicho já realizou mais de 70 exposições pelo mundo fora, comemorando 20 anos de carreira em 2015. Além de Portugal, a sua obra já foi apresentada em mostras realizadas na Austrália, Estados Unidos, França, Brasil, Rússia, Reino Unido, e Itália.

Apoios: Camões, I.P. e Instituto Cervantes

{tab Cinema}

2015

   

GOA

17/01/2015

Projeção do filme “Bibliografia” com a presença do realizador, Miguel Manso

O filme “Bibliografia”, de Miguel Manso, foi projetado em Pangim, Goa, na presença do realizador, no âmbito das comemorações dos 400 anos da edição da obra “Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto.

A sessão, uma iniciativa do Centro de Língua Portuguesa em Goa, foi seguida por um debate com o cineasta.

Organização: Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Goa
Apoio: Camões, I.P.

 

2014

 

   

GOA

12/12/2014 – 17/12/2014

Moçambique em destaque no VI Festival de Cinema Lusófono

O VI Festival de Cinema Lusófono, uma iniciativa do Consulado-Geral de Portugal em Goa, em colaboração com o Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P, numa parceria com o Colégio Chowgule, Margão, e com o Instituto Nacional de Audiovisual e Cinema (INAC) de Moçambique, decorreu de 12 a 17 de dezembro de 2014.

A edição deste ano deu destaque à produção cinematográfica moçambicana e contou com um total de 11 filmes, longas-metragens e documentários que exibem uma panorâmica global do espaço lusófono.

O filme O Jardim do Meu Vizinho (2007), de Sol de Carvalho (Moçambique) abriu o Festival em Pangim, enquanto que O Grande Kilapy, de Zezé Gamboa (Angola, Portugal, Brasil) inaugurou o certame em Margão.

Organização: Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Goa e Consulado-Geral de Portugal em Goa
Apoio: Camões, I.P.

 

2013

 

   

GOA

06/12/2013  10/12/2013

V Festival do Cinema Lusófono

Oito películas de Brasil e Portugal, documentários e ficção, deram corpo ao V Festival de Cinema Lusófono, em Pangim e Margão, em Goa.

Tratou-se de uma iniciativa do Consulado-Geral de Portugal em Goa, incluída no programa da V Semana da Cultura Indo-Portuguesa, organizado em colaboração com o Consulado-Geral do Brasil em Mumbai, o Parvatibai Chowgule College, Margão, e a Entertainment Society of Goa.

Os goeses poderão ver Fados (2007), de Carlos Saura, Futebol de Causas (2009), de Ricardo Martins, Heleno (2012), de José Henrique Fonseca, Deus é Brasileiro (2003), de Carlos Diegues, Águas Mil (2009), de Ivo M. Ferreira, O Auto da Compadecida (2000), de Guel Arraes, Mãe Fátima (2009), Christine Reeh, e Amanhecer a Andar (2012), de Sílvia Firmino.

Organização: Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Goa e Consulado-Geral de Portugal em Goa
Apoio: Camões, I.P.

 

{tab Conferências}

2013

   

PATTO

Biblioteca Central do Estado de Goa

10/04/2013

Conferência assinala 450 anos da 1ª edição do livro de Garcia da Orta

Uma conferência intitulada os «Colóquios dos Simples e das Drogas da Índia» de Garcia da Orta, assegurada pelo professor M.K. Janarthanam, realizou-se no dia 10 de abril de 2013, data em que se assinalam os 450 anos da publicação da 1ª edição do livro de Garcia da Orta em Goa.

Organização: Departamentos de Português e de Botânica da Universidade de Goa
Apoios: Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Goa e Consulado-Geral de Portugal em Goa

 

{tab Língua Portuguesa}

2015

   

GOA

20/02/2015

Dia da Língua Portuguesa em Margão

As celebrações do Dia da Língua Portuguesa – Portuguese Day – realizaram-se no colégio Parvatibai Chowgule College, em Margão, Goa, numa iniciativa apoiada pelo Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Pangim.

O evento contou com a participação de professores e alunos das escolas secundárias e dos colégios do estado de Goa. Para além das várias atividades e concursos que envolveram os estudantes, os professores participaram numa oficina de trabalho, orientada por Gilda Machado, docente do Camões, I.P. no Colégio Chowgule.

Delfim Correia da Silva, leitor do Camões, I.P. e diretor do CLP em Goa, inaugurarou a exposição “Potencial Económico da Língua Portuguesa”. Rui Baceira, Cônsul Geral de Portugal em Goa, participou na entrega de diploma e certificados aos alunos que concluíram em 2014 os cursos de Língua e Cultura Portuguesas naquela instituição de ensino.

Apoio: Camões, I.P.

 

2014

 

   

PANGIM

12/09/2014

Oficina de trabalho para professores de português

O Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Pangim, Goa, organizou, em colaboração com o Goa Board of Secondary and Higher Secondary Education, uma oficina de trabalho para professores de português dos ensinos secundário e superior.

O tema desta 2ª ação de formação, orientada por Delfim Correia da Silva, responsável do CLP em Pangim e leitor do Camões, I.P. na Universidade de Goa, e por Gilda Machado, docente do Camões, I.P. no Colégio Chowgule, centrou-se na produção de instrumentos e materiais de avaliação formativa e sumativa.

A oficina de trabalho, beneficiou cerca de 30 docentes das escolas secundárias em Goa, onde a língua portuguesa é disciplina opcional para mais de 800 alunos, e professores do ensino universitário, nível onde funcionam os programas de estudos da licenciatura e do mestrado em Português.

Apoio: Camões, I.P.

 

2013

 

   

PANGIM

25/10/2013  18/01/2014

Semana da Cultura Indo-Portuguesa

A V Semana da Cultura Indo-Portuguesa iniciou-se com a inauguração de uma exposição de pintura de jovens artistas goeses, na galeria do Centro de Artes Sunaparanta em Pangim.

A 27 de outubro, o grupo teatral CTUG-Companhia de Teatro Universitário de Goa, dirigido pelo leitor do Camões na Universidade de Goa, fez a sua estreia com a apresentação da peça «O Genro-Comensal», no auditório principal Ravindra Bhavan em Margão. No mesmo dia, houve um programa de Tiatr, um género teatral popular em Goa, intitulado «Tiatr-Adlo ani Atamcho», sob a direção de Tomazinho Cardoso.

A programação da V Semana da Cultura Indo-Portuguesa incluiu ainda um Concurso de Fado no Instituto Menezes Bragança, a quinta edição do Festival de Cinema Lusófono e um concerto de Cuca Roseta na Kala Academy.

Apoio: Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Goa

 

{tab Literatura Portuguesa}

2015

 

   

HYDERABAD

23/01/2015 - 26/01/2015

Poeta Miguel-Manso representa Portugal em Festival de Literatura

O jovem poeta Miguel-Manso representou Portugal no Festival de Literatura de Hyderabad, Índia, participando no projeto Poetry Connections India –Multilingual Poetry Performance.

Dinamizado no âmbito do certame por Alexandra Büchler, diretora da Literature Across Frontiers (LAF), o Poetry Connections reúne poetas da Europa e da Índia para dar a conhecer, através da leitura e tradução, os poemas de cada um dos participantes, tendo como objetivo final uma performance poética plurilinguística.

Apoio: Camões, I.P.

 

 

   

GOA

05/02/2015

Conferência de encerramento dos 400 anos da edição de Peregrinação

A conferência de encerramento dos 400 anos da edição da Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto, realizou-se na Lecture Hall da Biblioteca Central de Goa (Krishnadas Shama State Central Library), uma iniciativa do Leitorado do Camões, I.P. na Universidade de Goa e do Centro de Língua Portuguesa do Camões, I.P. em Pangim, que conta com o apoio do Consulado-Geral de Portugal em Goa.

A presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Ana Paula Laborinho, deslocou-se a Goa para participar nesta cerimónia. Na qualidade de reconhecida especialista na obra de Fernão Mendes Pinto, a responsável apresentou uma comunicação intitulada “Peregrinação (Peregrination) by Fernão Mendes Pinto: a work of world literature”.

No mesmo dia decorreu a cerimónia de entrega dos prémios do I Concurso Literário Escolar “Viagens na minha Terra” na modalidade de conto, e que se destinou a alunos dos ensinos secundário e universitário. O tema em foco foram as viagens e os heróis, naturalmente numa evocação da obra de Fernão Mendes Pinto.

Organização: Centro de Língua Portuguesa do Camões, I.P. em Pangim
Apoio: Camões, I.P., Consulado-Geral de Portugal em Goa

 

2014

 

   

GOA

08/11/2014 - 24/11/2014

CLP de Goa celebra 400 Anos da obra “Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto

No Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Goa iniciou-se a 8 de novembro de 2014 uma série de eventos comemorativos dos 400 anos da edição de “Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto.

Realizou-se no CLP de Goa uma palestra de José António Rodrigues Pereira, comandante, ex-diretor do Museu da Marinha, professor e autor de diversos livros sobre a relação do homem com o mar. As batalhas marítimas, a expansão, os naufrágios e as artes da navegação são alguns dos temas documentados com rigor histórico nas suas obras.

No dia 24 de novembro, foi inaugurada a exposição “Fernão Mendes Pinto - O Deslumbramento do Olhar” na Galeria de Arte da Biblioteca Central de Goa.

A programação - que prosseguirá até fevereiro de 2015 - inclui ainda várias palestras, conferências e uma oficina de escrita criativa para alunos de Português, que se destina a difundir conhecimentos e técnicas de escrita, com vista à produção de um conto centrado num herói inspirado na figura de Fernão Mendes Pinto. Os melhores trabalhos serão premiados no Concurso de Escrita Criativa “Viagens Na Minha Terra”, que se seguirá.

Organização: Centro de Língua Portuguesa do Camões, I.P. em Pangim
Apoio: Camões, I.P.

 

 

{/tabs}

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.