Itália

Publicado em sexta, 07 agosto 2015 08:05

{tab Cinema}

2014

   

FLORENÇA

Cinema Odeon

06/11/2014 - 11/11/2014

O Portugal pós-colonial no Festival Cinema e Donne

Uma noite de honra dedicada a Portugal e ao cinema português encerrou a programação do 36º Festival Internacional Cinema e Donne – Origine del mondo.

No dia de encerramento do festival, promovido pela região da Toscânia e a Comuna de Florença, dois filmes portugueses - Terra de Ninguém (2012), de Salomé Lamas, e Bobô (2013), de Inês Oliveira - integraram a programação do festival, sob o título ‘Uma Casa Portuguesa a Firenze’.

Apoio: Camões, I.P.

 

 

{tab Colóquios}

2014

   

PISA

Universidade de Pisa

29/10/2014 - 31/10/2014

Colóquio sobre dinâmicas interculturais entre os países de língua portuguesa

Um colóquio intitulado “Jogos de Espelhos” realizou-se em Pisa reunindo mais de 75 oradores, entre investigadores e docentes italianos, portugueses e brasileiros, que analisaram os “Modelos, tradições, contaminações e dinâmicas interculturais nos/entre os Países de Língua Portuguesa”.

O objetivo é proporcionar estudos sobre a circulação de homens, ideias, livros, métodos, e modelos dentro das fronteiras dos países de língua portuguesa, bem como entre esses países e o resto do mundo.

Paralelamente ao Colóquio houve projeção de reportagens e filmes inéditos em Itália, encontros com os escritores David Machado (Portugal) e Flavia Simonelli (Brasil) e uma exposição fotográfica de Fausto Giaccone sobre o Alentejo.

Em homenagem aos quarenta anos da Revolução dos Cravos, o programa cultural inclui ainda o espetáculo da cantora italiana de fado Isabella Mangani, baseado na obra de Antonio Tabucchi "Afirma Pereira", denominado "Venti garofani rossi".

Organização: Associação Italiana de Estudos Portugueses e Brasileiros
Apoio: Camões, I.P.

 

{tab Conferências}

2015

 

   

NÁPOLES

Università degli Studi Suor Orsola Benincasa

10/05/2015

Conferência Reflexões europeias da presença portuguesa na Índia e na Ásia Oriental

Conferência - Riflessi europei della presenza portoghese in India e nell’Asia orientale

A conferência englobou o projeto de divulgação das pesquisas no âmbito dos Estudos Orientais em Nápoles: "Portugal, China e Japão nos séculos XVI e XVII", aprofundando as reflexões europeias da presença portuguesa no Oriente, com especial atenção para a relação entre as culturas oriental e ocidental e a cidade de Nápoles que, no período de 1580-1640, uniu-se a Portugal sob o domínio espanhol.

Organização: Università Degli Studi Suor Orsola Benincasa e da Associazione Italia-Portogallo
Apoio: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Roma

 

{tab Exposições}

2015

   

VENEZA

Palazzo Lorendan

08/02/2015 – 19/04/2015

Portugal participou numa mostra sobre vidro que cruza arte e ciência

Quatro artistas portugueses participaram numa exposição internacional de arte contemporânea sobre o vidro e a luz, intitulada “Within light/Inside glass. An intersection between art and science, que esteve patente no Palazzo Lorendan, em Veneza.

Esta mostra integrou obras dos portugueses Teresa Almeida, Armanda Duarte, Diogo Navarro e Fernando Quintas, a par de 11 outros artistas de diferentes países.

Organização: Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com o Istituto Veneto di Scienze, Lettere ed Arti,
Apoio: Camões, I.P.

 

2014

 

   

ROMA

Instituto Português de Santo António

09/10/2014 – 02/11/2014

Exposição fotográfica sobre a História de Portugal do século XX

A exposição de fotografia “Crossing Past Portuguese History/Attraverso la Storia del Portogallo nel XX secolo” foi  inaugurada a 9 de outubro de 2014, na Galeria do Instituto Português de Santo António (IPSAR), em Roma.

A mostra, incluiu trabalhos de Joshua Benoliel – considerado por muitos o melhor fotógrafo português do início do século XX -, e uma secção dedicada aos 40 anos do 25 de Abril de 1974, com 25 fotografias de Alfredo Cunha.

Para esta exposição foi efetuada uma pesquisa em alguns dos mais importantes arquivos de imprensa – nomeadamente Ilustração Portuguesa/Século e Diário de Notícias - bem como em alguns espólios privados.

Organização: Rui Prata e Ângela Ferreira, do Museu da Imagem de Braga
Apoio: Camões, I.P.

 

2013

 

   

MILÃO

Museu de Arquitetura e Design Triennale di Milano

13/09/2013 – 27/10/2013

Exposição Porto Poetic sobre a arquitetura portuguesa

Obras dos arquitetos Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura e Fernando Távora foram exibidas em Itália, no âmbito da exposição Porto Poetic.

Esta iniciativa surgiu no seguimento da exposição “O Design por Arquitetos”, apresentada em 2012 no contexto da Feira Internacional do Porto – Exponor, e prevê-se que o projeto possa ser itinerante a Portugal e a outros países, de acordo com a OASRN.

Apoios: Embaixada de Portugal em Roma, Camões, I.P., Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e AXA

 

{tab Literatura}

2015

   

BARI

Universidade de Bari

16/04/2015

Seminário assinalou centenário da revista “Orpheu”

A Cátedra David Mourão-Ferreira do Camões, I.P. na Universidade de Bari promoveu um Seminário de Richard Zenith subordinado ao tema Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz, na Faculdade de Língua e Literatura Estrangeira da Universidade de Bari.

Esta sessão foi uma oportunidade para Richard Zenith, editor e tradutor da obra pessoana, apresentar a edição do volume Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz: Correspondência amorosa completa 1919-1935, que reúne 350 textos entre cartas, postais, telegramas e bilhetes (dos quais 165 inéditos).

Organização: Università Degli Studi Suor Orsola Benincasa e da Associazione Italia-Portogallo
Apoio: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Roma

 

 2014

   

TURIM

Universidade de Turim

09/12/2014

Lançamento em Itália de “Bestiario Lusitano” de António Fournier

O lançamento de Bestiario Lusitano, uma antologia de contos de autores portugueses selecionados e traduzidos para italiano por António Fournier, no âmbito do Programa de Apoio à Edição 2014 do Camões, I.P., realizou-se no Salão Nobre do Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Universidade de Turim.

A sessão de apresentação da obra, que tem a chancela da editora Scritturapura, contou com a presença dos escritores Teolinda Gersão, Lídia Jorge e João de Melo, que têm contos seus integrados na seleta, e ainda do crítico literário Miguel Real e do artista plástico José Barrias.

Em 2014, Itália foi o país que viu receber o maior número de apoios à edição no quadro deste programa do Camões, I.P. – 6 entre um total de 23 obras apoiadas, de 13 países (Colômbia, Croácia, Eslováquia, Eslovénia (2 obras), Espanha (2), França (2), Itália (6), México, Peru, Polónia, República Checa, Sérvia (2) e Turquia (2).

Entre as obras está o primeiro e-book alguma vez apoiado pelo Camões, I.P., Contos de Fialho de Almeida, publicado pelo editor polaco Dariusz Lewandowski.

Apoio: Camões, I.P.

 

{tab Música}

2015

 

   

MILÃO

Museo del Novecento

21/03/2015

Grupo de Música Contemporânea de Lisboa atua no Festival 5 Giornate

O Grupo de Música Contemporânea de Lisboa atuou a 21 de março de 2015, no Museo del Novecento, em Milão, Itália, um concerto no âmbito do Festival 5 Giornate, promovido pelo Centro Musica Contemporanea.

O Festival teve a direção artística a cargo de Alessandro Calcagnile e Rossella Spinosa.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Roma

 

 

 

   

ROMA

Embaixada de Portugal

27/06/2015

“Musica Svelata” nos jardins da Filarmónica de Roma

No âmbito do festival “Musica Svelata”, os portugueses Baltar Cassola Guitar Duo apresentaram-se em concerto nos jardins da Filarmónica de Roma.

Durante 2 semanas, o festival apresentou uma viagem musical nos jardins da Filarmónica criando um encontro de culturas entre vários países (Portugal, Itália, Japão, Noruega, Espanha, Eslováquia, Irão, Malta, entre os outros), envolvendo artistas, representantes de Embaixadas, instituições e associações que trabalham para a temporada de verão.

O duo de guitarristas portugueses, Eduardo Baltar e Tiago Cassola Marques, apresentaram o seu projeto “Espelhos”, com um repertório que se estende desde as principais obras da literatura virtuosística do século XIX, à música contemporânea portuguesa, passando pela música da renascença inglesa e referências sul-americanas do séc. XX.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Roma

 

 

   

ROMA

Embaixada de Portugal

16/07/2015

Fado de Ricardo Ribeiro no “Festival Sete Sóis Sete Luas”

Os jardins da Embaixada de Portugal em Roma foram o palco para um concerto de fado de Ricardo Ribeiro, realizado naquele espaço no dia 16 de julho de 2015 pelas 21h00.

Tratou-se de uma iniciativa da embaixada portuguesa naquela cidade e inseriu-se na programação do “Festival Sete Sóis Sete Luas” de 2015.

Apoio: Camões, I.P.

 

 

 

 

 

 

{tab Seminários}

2014

   

FLORENÇA

Universidade de Florença

24/10/2014

Seminário sobre relações linguísticas e literárias entre a Itália e o mundo ibérico

O seminário anual “Relazioni linguistiche e letterarie tra Italia e mondo iberico in età moderna”, organizado pela Università degli Studi Firenze, Itália, realizou-se no dia 24 de outubro de 2014, com o apoio do Camões, IP.

A organização e coordenação são de Salomé Vuelta García e Michela Graziani.

Dipartimento di Lingue, Letterature e Studi Interculturali:

Apoio: Camões, I.P.

 

 

{tab Teatro}

2014

   

ROMA

Palazzo Braschi

29/11/2014 - 30/11/2014

Homenagem a Antonio Tabucchi com espetáculo sobre Fernando Pessoa

O espetáculo teatral “Os últimos três dias de Fernando Pessoa”, inspirado no consagrado poeta português e baseado na obra homónima do escritor italiano Antonio Tabucchi, realizou-se no Palazzo Braschi, em Roma.

“Gli ultimi tre giorni di Fernando Pessoa” narra os últimos três dias de Fernando Pessoa, em que Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Bernardo Soares e António Mora visitam o poeta no seu leito de morte e discutem as suas diferentes visões do mundo, num ritual de despedida das suas personagens e da sua vida.

A homenagem a Tabucchi prossegue a 30 de novembro de 2014 com outro evento,”Appuntamento con Tabucchi, sostiene Pereira…”, no Teatro Belli, um encontro literário que reúne diversos especialistas na sua obra.

Organização: Teresa Pedroni
Apoio: Camões, I.P.

 

 

{/tabs}

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.