Moçambique

Publicado em sexta, 07 agosto 2015 08:13

{tab Artes Plásticas}

2015

 

   

MAPUTO

Centro Cultural Português

20/04/2015 – 29/05/2015

Exposição “Pedalando” de Gemuce no Centro Cultural Português

Exposição individual de artes visuais do artista moçambicano Gemuce foi inaugurada no Centro Cultural Português em Maputo, cuja cerimónia contou com a presença do Ministro moçambicano da Cultura e Turismo, Silva Dunduro e do Embaixador de Portugal em Moçambique, José Augusto Duarte.

O artista retrata a vida a pedalar, tal como a viu e sentiu na sua terra natal, Quelimane, onde uma miríade de bicicletas dá corpo ao quotidiano da população local. O trabalho de campo realizado resultou num vídeo que poderá ser visto na exposição.

Apoio: Camões, I.P.

 

2014

 

   

MAPUTO

Galeria do Centro Cultural Português

04/12/2014  12/12/2014

“Uma Perspectiva da Fotografia Moçambicana”, colóquio no Centro Cultural Português

No âmbito da exposição Os Médicos Fotógrafos, realizou-se no Centro Cultural Português um colóquio subordinado ao tema “Uma Perspectiva da Fotografia Moçambicana”, orientado por António Sopa.

Trata-se de uma breve história da fotografia em Moçambique, das origens até aos nossos dias, com destaque para o papel desenvolvido pela Associação Moçambicana de Fotografia e pelo Centro de Documentação e Formação Fotográfica.

Organização: Associação dos Médicos Escritores e Artistas de Moçambique (AMEAM) e Centro Cultural Português em Maputo

 

 2013

   

BEIRA

Centro Cultural Português - Polo da Beira

29/08/2013 – 19/09/2013

Exposição “Mussicanas de Macurungo”, de Adelino Timóteo

A exposição de pintura “Mussicanas de Macurungo” (que significa “Donzelas de Macurungo”, bairro da cidade da Beira), da autoria do escritor e jornalista Adelino Timóteo, esteve patente no Centro Cultural Português - Polo na Beira. Durante a cerimónia de inauguração foi entregue o prémio ao vencedor do Concurso Literário "Línguas em Português".

Organização: Camões, I.P.

 

2012

 

   

MAPUTO

Centro Cultural Português

14/05/2012 – 26/05/2012

Exposição de Fotografia Moçambique – Um Reencontro II

Exposição de fotografia de Clara Ramalhão com curadoria de Alexandre Souto. As 23 fotografias expostas na Galeria do Centro Cultural Português em Maputo focam-se em rostos, gestos, texturas e paisagens de Moçambique. Paralelamente à exposição, foi ainda realizado um workshop de fotografia, na Associação Moçambicana de Fotografia, orientado pelo curador Alexandre Souto.

Clara Ramalhão, médica de profissão, tem participado em várias iniciativas de cooperação com Moçambique na área da saúde. A sua paixão pela fotografia levou-a a realizar formação no Instituto Português de Fotografia no Porto, instituição parceira desta mostra.

Apoio: Centro Cultural Português em Maputo

 

{tab Cinema}

2015

   

MAPUTO

09/07/2015 12/07/2015

KUGOMA - Fórum de Cinema de Curtas Metragens

Moçambique organizou a 6ª edição do “KUGOMA - Fórum de Cinema de Curtas Metragens de Maputo”. Participação do diretor do Festival de Cinema de Animação, Fernando Galrito, para dar formação na área do desenho de animação a alunos da Escola Nacional de Artes Visuais (ENAV), pretendendo-se no final apresentar um breve filme de animação feito pelos alunos.

Esta atividade estendeu-se ao Polo da Beira do Centro Cultural Português/Camões, I.P.

Apoio: Centro Cultural Português em Maputo

 

     

MAPUTO

Centro Cultural Franco-Moçambicano

12/05/2015 26/05/2015

Ciclo de Cinema Europeu

O Cluster EUNIC – Moçambique, formado pelo British Council, pelo Centro Cultural Português/Camões, I.P. e pelo Instituto Cultural Moçambique-Alemanha (ICMA), realizou o 14º Ciclo de Cinema Europeu no Centro Cultural Franco-Moçambicano, em Maputo.

Foram apresentados 14 filmes europeus produzidos nos últimos anos, muitos dos quais foram premiados e nunca antes mostrados em Moçambique. Realizaram-se ainda 6 sessões para escolas.

Apoio: Centro Cultural Português em Maputo

 

2014

 

   

MAPUTO

17/07/2014 27/07/2014

Fórum de cinema KUGOMA

A 5.ª edição do festival de cinema e curta-metragem “KUGOMA - Fórum de Cinema de Curtas Metragens de Maputo” realizou-se em diversos espaços culturais e bairros de Maputo.

A inauguração do festival, teve lugar no Centro Cultural Franco-Moçambicano, em Maputo, com a exibição do filme de ficção sul-africano "Kanyekanye" ("A Linha"), do realizador Miklas Manneke. Seguiu-se um cine-concerto que assinalou os cem anos da animação "Gertie, o dinossauro", do norte-americano Winsor McCay, e que contou com atuação dos músicos Samito Tembe e Deodato Siquir, e dos atores Dias Santana e Horácio Mazuze.

Entre os dias 21 a 25, o Machibombo Kugoma, um projeto de literacia visual e criação de novos públicos, levou alunos do ensino primário a viajar num autocarro alugado para o efeito nos Transportes Públicos de Moçambique, envolvendo cerca de 1200 crianças e encarregados de educação de seis escolas da capital moçambicana.

No dia 21 procedeu-se ao lançamento de um DVD sobre a obra do cineasta José Cardoso, um dos fundadores do Instituto Nacional de Cinema de Moçambique (INC), e que morreu em 2013.

Organização: Camões, I.P., Instituto Nacional de Audiovisual e Cinema, Conselho Municipal da Cidade de Maputo e Ministério da Cultura
Apoio: Camões, I.P.

 

 

   

MAPUTO

30/09/2014 03/10/2014

Semana de Cinema Luso-Brasileiro

O filme Os Maias, do realizador português João Botelho, marcou o arranque da Semana de Cinema Luso-Brasileiro, organizado pelo Centro Cultural Brasil-Moçambique e o Centro Cultural Português/Camões, I.P.

No ano em que foi relançado o protocolo luso-brasileiro de coprodução cinematográfica, as embaixadas do Brasil e de Portugal em Maputo promoveram a exibição pública de um conjunto de filmes que refletem pontos de contacto e aproximações entre as cinematografias de ambos os países, bem como a ligação dos dois países a Moçambique.

Organização: Centro Cultural Brasil-Moçambique e Centro Cultural Português em Maputo

 

2013

   

MAPUTO

Centro Cultural Português

08/04/2013  14/04/2013

Programa Cinema e Antropologia Visual

Programa que decorreu na cidade de Maputo e que contou com a presença de Francisco Manso. Durante uma semana, o realizador apresentou um conjunto de filmes e documentários da sua autoria, promoveu sessões de debate com os estudantes da Universidade Eduardo Mondlane, Universidade Pedagógica e ISArC e participou no encontro com a Associação Moçambicana de Cineastas – AMOCINE.

Apoio: Centro Cultural Português/Camões, I.P.

 

 2012

   

MAPUTO

Centro Cultural Franco-Moçambicano

15/05/2012 29/05/2012

Ciclo de Cinema Europeu

O 11º Ciclo de Cinema Europeu contou em 2012 com a participação de 14 países europeus representados em Moçambique.

Portugal participou com o documentário José e Pilar, de Miguel Gonçalves Mendes.

Apoio: Centro Cultural Português/Camões, I.P.

 

 

{tab Cultura Moçambicana}

2012

   

MAPUTO

Centro Cultural Português

09/03/2012  10/03/2012

Festival Internacional de Artes de Rua

Organizado pelo grupo Culturando (grupo formado por várias instituições culturais estrangeiras e moçambicanas, entre elas o Instituto Camões) a iniciativa era composta por espetáculos de música, dança, arte circense, poesia, graffiti, entre outros.

Apoio: Centro Cultural Português em Maputo

 

     

BEIRA

Centro Cultural Português - Polo da Beira

22/03/2012

Noite de Contadores de Histórias

Recriação de histórias de tradição oral pela atriz portuguesa Maria Pinto de Sá e pela artista da rádio moçambicana, Lídia Simango.

A decorrer nas instalações do Centro Cultural Português - Polo da Beira em parceria com a Casa do Artista.

Apoio: Centro Cultural Português - Polo na Beira

 

{tab Encontros}

2015

 

   

MAPUTO

Centro Cultural Português

11/02/2015  25/02/2015

“O Homem e a História”, homenagem a José Soares Martins (José Capela)

A Associação Moçambicana da Língua Portuguesa (AMOLP) e o Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Maputo realizaram uma homenagem a José Soares Martins (José Capela), denominada “O Homem e a História”.

O evento incluiu um colóquio e uma exposição biobibliográfica que ficou patente ao público até ao dia 25 de fevereiro, no Centro Cultural Português em Maputo.

A exposição apresentou dados biográficos e imagens de José Capela, a bibliografia ativa publicada, alguma troca de correspondência e um vídeo alusivo à exposição “140 Anos de Imprensa em Moçambique”(1994), por si apoiada enquanto adido cultural. Foi ainda exibida a gravação de uma entrevista que José Capela concedeu à investigadora Isabel Galhano, em 2013.

Organização: Associação Moçambicana da Língua Portuguesa (AMOLP) e Centro Cultural Português em Maputo

 

 

 

   

MAPUTO, XAI-XAI, BEIRA

Centro Cultural Português e Universidade Eduardo Mondlane

08/04/2015  15/04/2015

XI Encontros com a História

Os XI Encontros com a História realizaram-se no Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Maputo e na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UEM.

Os Encontros com a História pretendem ser uma sede de diálogo entre cientistas sociais moçambicanos e portugueses, sedimentando uma cooperação científica que se quer aprofundada e cada vez mais profícua teem o patrocínio exclusivo das Páginas Amarelas - Listas Telefónicas de Moçambique, numa parceria com o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e este ano tiveram extensões ao Xai-Xai e à Beira.

Apoio: Camões, I.P.

 

2013

   

MAPUTO, XAI-XAI

Centro Cultural Português e Universidade Pedagógica em Xai-Xai

06/05/2013

IX Encontros com a História

Ciclo de palestras anuais dedicadas, em 2013, ao tema “Moçambique na longa duração: poderes municipais e poderes locais na construção de Moçambique”. Participaram nesta ação, que procura comemorar o estabelecimento do poder autárquico no país, professores e investigadores da Universidade Eduardo Mondlane, do Instituo de investigação Científica Tropical e da Universidade Nova de Lisboa.

No âmbito da realização dos IX Encontros com História, foi apresentada a obra da autoria de Augusto Nascimento e Aurélio Rocha Em Torno dos Nacionalismos em África.

Apoio: Camões, I.P.

 

2012

 

   

MAPUTO

Centro Cultural Português

21/05/2012  25/05/2012

VIII Encontros com História

Ciclo anual de conferências organizado pelo Centro Cultural Português em Maputo e pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane. Em 2012 o ciclo foi subordinado ao tema "Os múltiplos contextos das relações externas de Moçambique: Os casos da África Austral e da CPLP".

Organização: Centro Cultural Português e Universidade Eduardo Mondlane
Apoio: Instituto Camões

 

 

 

{tab Exposições}

2015

    BEIRA

Centro Cultural Português

04/03/2015

Exposição “Azulejo Português – Diálogos Contemporâneos”

A exposição "Azulejo Português - Diálogos Contemporâneos" esteve patente na galeria do Centro Cultural Português – Polo da Beira.

Fruto da colaboração entre o Camões, I.P. e o Museu Nacional do Azulejo, são vinte e um painéis, compostos por fotografias e texto, que proporcionam uma visão global, até à atualidade, da história da azulejaria portuguesa e da sua presença em diversos espaços geográficos.

Tendo a cidade da Beira inúmeros exemplares de azulejaria portuguesa, os mais antigos datados da década de 30 do século passado, Artur Poças, arquiteto da Narigura e docente do recém-criado Curso de Arquitetura da Universidade do Zambeze, profere uma palestra intitulada "Na Peugada do Azulejo Português na Beira", uma espécie de visita-guiada a alguns pontos da cidade onde é possível apreciar exemplares de azulejo português.

Apoio: Centro Cultural Português/Camões, I.P.

2014

 

    MAPUTO

Centro Cultural Português

27/03/2014  30/04/2014

Primeiro-ministro português inaugurou exposição no Centro Cultural Português

A exposição O Tempo da Arte, patente no Centro Cultural Português foi inaugurada a 27 de março de 2014, pelo Primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, de visita a Maputo por ocasião da II Cimeira luso-moçambicana.

O acervo de arte do Centro Cultural Português remonta a 1996, ano em que iniciou um programa regular de exposições de artistas consagrados e de jovens criadores, em diferentes meios de expressão – do desenho à escultura, passando pela pintura e pela cerâmica e, mais recentemente, pela fotografia.

Organização: Centro Cultural Português/Camões, I.P.

 

 2013

   

BEIRA

Centro Cultural Português

07/11/2013  18/11/2013

Exposição “Cartão de Embarque”, do ilustrador André Carrilho

Cartoons, caricaturas e ilustrações compunham a exposição “Cartão de Embarque”, do premiado designer português André Carrilho, que o Centro Cultural Português – Polo da Beira, acolheu de 7 a 18 de novembro de 2013.

Apoio: Centro Cultural Português/Camões, I.P.

2012

 

   

BEIRA

16/03/2012 05/04/2012

Mostra Coletiva de Arte na Beira

Exposição de obras de artistas moçambicanos nas áreas da escultura e pintura. Alguns dos artistas representados são Silva Dunduro, Alex Dunduro, Anísio Páscoa, Gabriel Chuqia e Caetano José.

A decorrer nas instalações do Centro Cultural Português - Polo da Beira em parceria com a Casa do Artista.

Apoio: Centro Cultural Português

 

 

 

     

BEIRA

Centro Cultural Português - Polo na Beira

10/04/2012  27/04/2012

Exposição Máquinas de Brincar

Exposição do arquiteto português Virgínio Moutinho inspirada no conceito de Arte Primitiva e dos “brinquedos dos meninos de África”. As peças são realizadas com os mais variados e simples materiais como papel, cartão, arame, madeira ou missangas.

Apoio: Centro Cultural Português

 

     

MAPUTO

Conselho Municipal de Maputo e Galeria Kulungwana

04/05/2012  27/05/2012

Exposição coletiva Cantarolando III

Exposição coletiva de artes plásticas realizada no âmbito do VIII Festival de Música Internacional de Maputo. A exposição é composta por um conjunto de obras elaboradas com base num desafio colocado aos artistas convidados – através de uma peça musical criar uma expressão material. São peças de Astrid Sulger, Cármen Muianga, Catarina Temporária, Ciro Pereira, Filipinho, Hortêncio Langa, Isabel Martins, Jorge Dias, Nhongwene, Orlando da Conceição, Paulo Sanches, Pinto, Ruy M. Santos, Ulisses Oviedo.

Em exibição no átrio principal do Conselho Municipal de Maputo entre 04 e 11 de maio e na Galeria Kulungwana de 15 a 27 de maio de 2012.

Apoio: Centro Cultural Português

 

     

MAPUTO

27/05/2012  31/05/2012

Festival Internacional de Publicidade

Esta é a 6ª edição deste festival anual, que tem como principal objetivo a divulgação do trabalho publicitário. A iniciativa é promovida pela AMEP – Associação Moçambicana de Empresas de Marketing, Publicidade e Relações Públicas, em parceria com vários organismos, entre eles o Centro Cultural Português em Maputo.

Organização: AMEP – Associação Moçambicana de Empresas de Marketing, Publicidade e Relações Públicas
Apoio: Centro Cultural Português
 
     

MAPUTO

Galeria do Centro Cultural Português

28/11/2012  22/12/2012

II Bienal do ISArC

O Centro Cultural Português em Maputo em coordenação com o Instituto Superior de Artes e Cultura-ISArC acolhe, entre novembro e dezembro de 2012, uma exposição de artes plásticas dos Professores e Alunos da Faculdade de Artes do ISArC.

Esta segunda edição da Bienal do ISArC 2012 é subordinada ao tema“Arte e Cultura, Espaço Público e Cidadania”.

Apoio: Centro Cultural Português

 

{tab Língua Portuguesa}

2015

 

   

NAMPULA

04/05/2015 05/05/2015

VIII Jornadas de Língua Portuguesa

As VIII Jornadas de Língua Portuguesa promovidas em Moçambique pelo Camões, I.P., em parceria com as universidades Pedagógica (UPM) e Eduardo Mondlane (UEM), tiveram lugar em Nampula, com o tema "O ensino da língua portuguesa em contextos multilingues e multiculturais".

O objetivo genérico das jornadas foi «abrir um espaço de partilha e de divulgação de trabalhos produzidos nas áreas da didática/formação e investigação sobre a língua portuguesa em Moçambique e em outros países onde é língua segunda (LS) ou língua estrangeira (LE)».

Organização: Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Nampula
Apoio: Camões, I.P.

 

2013

   

MAPUTO

Centro Cultural Português

03/05/2013  05/05/2013

Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP

Ao longo de 3 dias, realizaram-se em Maputo as comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP, 5 de maio.

A iniciativa foi acompanhada por uma mostra de cinema e espetáculos de dança e teatro, realizadas no espaço do Centro Cultural Português, bem como uma mostra gastronómica nos restaurantes da cidade.

Apoio: Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Maputo

 

     

MAPUTO

Centro Cultural Português

10/06/2013

Olimpíadas da Língua Portuguesa

As Olimpíadas da Língua Portuguesa 2013 realizaram-se a 10 junho, em Moçambique, numa iniciativa organizada pelos Centros de Língua Portuguesa de Nampula, Beira, Maputo, Niassa, Quelimane, Gaza e pela Universidade Pedagógica (UP) de Moçambique.

A participação estava aberta a todos os estudantes da Universidade Pedagógica das Delegações de Nampula, Beira, Maputo, Niassa, Quelimane e Gaza, assim como aos alunos das escolas secundárias envolvidos nesta atividade nas cidades de Nampula e de Lichinga.

Apoio: Camões, I.P.

 

     

MAPUTO

Centro Cultural Português

26/09/2013

Grande Final do Prémio Eloquência Camões

A 11ª Grande Final do Prémio Eloquência Camões distinguiu as três melhores apresentações de textos produzidas por estudantes do Ensino Primário 2 (EP2) e do Ensino Secundário Geral (ESG), no Centro Cultural Português em Maputo.

Apoio: Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Maputo

 

2012

 

   

MAPUTO

Centro Cultural Brasil-Moçambique

05/05/2012

Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP

Comemoração conjunta, organizada pelas Embaixadas dos países da CPLP representadas em Maputo e Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique.

A programação conta com a declamação, acompanhada de dança e música, de poemas em língua portuguesa pela atriz moçambicana Tânia Tomé, bem como um conjunto de conferências referentes a questões várias sobre a Língua Portuguesa e o Acordo Ortográfico.

Apoio: Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Maputo

 

     

BEIRA

Centro de Língua Portuguesa na Beira

05/05/2012

Entrega dos prémios Minha Querida Língua Portuguesa

Para comemorar o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP serão entregues no dia 5 de maio os prémio deste concurso literário. A decorrer na biblioteca do Centro de Língua Portuguesa na Beira com apoio do Centro Cultural Português, Polo da Beira.

Apoio: Centro Cultural Português/Camões, I.P. - Polo na Beira

 

 

 

{tab Literatura}

2015

   

MAPUTO

07/05/2015 10/05/2015

Patrícia Reis na Feira Internacional do Livro

A escritora portuguesa Patrícia Reis participou na 1ª edição da Feira Internacional do Livro de Maputo, através de duas sessões, durante a feira. No dia 7 integrou um painel de escritores da CPLP que debateu as tendências da literatura contemporânea e no dia 9 foi convidada do painel Escritores em diálogo.

A escritora estreou-se na vida literária com a novela Cruz das Almas, em 2004. Desde então publicou sete obras de ficção e um livro em co-autoria com o artista João Vilhena. A novela O que nos separa dos outros por causa de um copo de whisky ganhou o Prémio Nacional de Literatura da Fundação Lions.

Apoio: Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Maputo

 

 

2014

   

MAPUTO

Centro Cultural Português

03/04/2014

Lançamento de obras poéticas no Centro Cultural Português

As obras Porto das Luzes, de Chagas Levene, Frenesim: Poesia em Pétala de Lume, de Eusébio Sanjane, e A Mão Invisível que Não é de Adam Smith, de Thahula Ndindande (Semião Cachamba) tiveram o seu lançamento no dia 3 de abril de 2014, no Centro Cultural Português em Maputo.

Os três livros, publicados pela editora Ndjira, foram apresentados pelo escritor e professor universitário Raúl Calane da Silva.

Organização: Centro Cultural Português

 

 

 

   

MAPUTO

Centro Cultural Português

15/09/2014 19/09/2014

Curso de Literaturas em Língua Portuguesa

O Centro Cultural Português em Maputo e a Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane promoveram a 26ª edição do Curso de Literaturas em Língua Portuguesa, dedicada ao tema “A Viagem” e com a participação do escritor português Afonso Cruz.

Paralelamente ao Curso, realizou-se uma Oficina de Ilustração orientada pelo escritor e ilustrador português Afonso Cruz e por Júlio Manjate, entre 15 e 17 de setembro, na Escola de Comunicação e Arte.

Organização: Centro Cultural Português e Universidade Eduardo Mondlane
Apoio: Camões, I.P., Páginas Amarelas

 

2013

   

MAPUTO, XAI-XAI

Centro Cultural Português e Escola Secundária Joaquim Chissano em Xai-Xai

17/04/2013  27/04/2013

Feira do Livro Infantil e de Cartão

O CCP Maputo, em colaboração com a Embaixada de Portugal em Maputo, a editora Kutsemba Cartão e o projeto “Ler é Nice”, organizou este evento no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro.

A iniciativa, apresentada também em Xai-Xai, foi acompanhada por oficinas artísticas de produção de livro com materiais reciclados.

Organização: Centro Cultural Português/Camões, I.P.
Apoio: Camões, I.P.

 

2012

 
   

BEIRA

Universidade Católica Moçambicana

29/03/2012

Lançamento do livro Portugal: a Missão da Conquista no sudeste de África

Com vista à publicação desta obra de Paul Schebesta, o Centro Cultural Português - Polo da Beira associou-se à Universidade Católica Moçambicana, onde será realizado o lançamento desta obra.

Organização: Centro Cultural Português/Camões, I.P.

 

 

 

 

   

MAPUTO, BEIRA

Centro Cultural Português

13/04/2012 23/04/2012

Encontro do Livro de Cartão em Maputo

Este 1º Encontro do Livro de Cartão em Maputo, organizado pela Embaixada de Espanha em Maputo, Centro Cultural Português em Maputo e Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UEM, tinha como objetivo divulgar o trabalho realizado nos dois anos de existência da editora Kutsemba Cartão.

Esta iniciativa, integrada no programa da III Feira do Livro de Maputo, decorreu nas instalações do Centro Cultural Português em Maputo, acompanhada pela exposição de livros de cartão produzidos pela mesma editora.

Organização: Embaixada de Espanha em Maputo, Centro Cultural Português e Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UEM
Apoio: Instituto Camões

 

 

   

MAPUTO

Centro Cultural Português

20/04/2012 22/04/2012

Feira do Livro de Maputo

Em 2012, a par das comemorações dos 125 anos da cidade de Maputo, decorreu a 3ª Edição da Feira do Livro de Maputo no espaço da FEIMA – Feira de Artesanato, Flores e Gastronomia.

A iniciativa que contou com o apoio do Centro Cultural Português em Maputo, apresentou atividades várias com palestras, oficinas infantis, declamações de poesia ou sessões de autógrafos.

Apoio: Instituto Camões

 

     

BEIRA

Centro Cultural Português - Polo na Beira

16/10/2012

Lançamento da obra Heróis de Palmo e Meio

Lançamento do livro de contos de Alex Dau, que integra 12 histórias sobre meninos de rua. Esta é a segunda obra do género do autor, tendo o seu primeiro livro de contos, “Reclusos do Tempo”, sido editado em 2004.

A iniciativa realizou-se no Polo da Beira e contou com a presença do escritor.

Organização: Centro Cultural Português/Camões, I.P.

 

 

     

MAPUTO

Centro Cultural Português

06/11/2012

Lançamento da obra A Dimensão do Desejo

Apresentação pública da obra A dimensão do desejo (precedido de Utopia até morrer ou Entre a esperança e o sentido – poemas de evocação a Reinaldo Ferreira), do poeta Virgílio de Lemos, uma organização do Centro Cultural Português em Maputo e AMALOP (Associação Moçambicana da Língua Portuguesa) com o apoio da MCEL.

A sessão de apresentação foi conduzida pela Prof.ª Doutora Rita Chaves, professora titular e pesquisadora de Literaturas Africanas da Universidade de São Paulo.

Organização: Centro Cultural Português/Camões, I.P.

 

{tab Música e Dança}

2015

   

MAPUTO

Centro Cultural Franco-Moçambicano

27/02/2015

Atuação da Companhia Olga Roriz

A Companhia Olga Roriz apresentou em Maputo, no dia 27 de fevereiro de 2015, no Centro Cultural Franco-Moçambicano, os espetáculos “A Sagração da Primavera” e “Present in Progress".

Olga Roriz é um dos pilares da cultura portuguesa das últimas quatro décadas. Do seu percurso artístico constam uma centena de peças sendo algumas delas já consideradas património cultural do país.

Olga Roriz, após 39 anos de carreira como intérprete e 9 solos criados, lança-se a um duplo desafio. A revisitação de uma obra maior como é "A Sagração da Primavera" e a insistência da sua longevidade como bailarina e intérprete, a qual tem transmitido pelo seu próprio corpo o seu legado coreográfico e artístico e persiste em construir, desenvolver e partilhar com o público a sua presença gestual e interpretativa ímpar.

Apoio: Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Maputo e Embaixada de Portugal

 

2014

 

   

MAPUTO

Centro Cultural Universitário da Universidade Eduardo Mondlane

12/09/2014  13/09/2014

Concerto de homenagem a José Afonso

Um concerto de homenagem ao músico português José Afonso (1929-1987), intitulado “Zeca Afonso, Maior que o Pensamento”, realizou-se em Maputo nos dias 12 e 13 de setembro de 2014, produzido e concebido pelo Grupo TP50, em parceria com a Orquestra da Direção de Cultura da UEM e o músico João Afonso, com assessoria do escritor Mia Couto.

O espetáculo, acompanhado de imagens, teatro e dança, teve em palco cerca de 60 artistas, entre elementos da banda e convidados.

Apoio: Camões, I.P.

 

 

 

   

MAPUTO

Centro Cultural Universitário e Centro Cultural Ntsindya

23/10/2014  25/10/2014

Temporada de Música Clássica

A Orquestra e Coro do Projeto Xiquitsi realizaram em conjunto dois concertos de encerramento do ano letivo, inseridos na Temporada de Música Clássica de Maputo.

Além da Orquestra e Coro Xiquitsi, o evento contará ainda com a presença de outros coros e orquestras convidados, e com os músicos Juan Maggiorani (Venezuela), Paula Longobardi (Argentina), Sandra Martins (Portugal), Eurico Ferreira Mathias (Brasil) e Kika Materula (Moçambique).

Apoio: Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Maputo

 

2013

   

MAPUTO

Centro Cultural Franco-Moçambicano

04/12/2013  05/12/2013

Francisco Camacho (EIRA) no festival KINANI

O bailarino e coreógrafo português Francisco Camacho participou em Maputo na 5ª edição do KINANI, festival internacional de dança contemporânea, «um dos projetos de maior relevo nas artes performativas realizados em Moçambique», ao qual o Centro Cultural Português/Camões, I.P. está associado desde o início.

O coreógrafo da companhia de bailado EIRA realizou dois solos durante o festival: Rei no Exílio – Remake foi apresentado a 4 de dezembro e Nossa Senhora das Flores, a 5, no Centro Cultural Franco-Moçambicano, em Maputo.

Apoio: Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Maputo

 

{tab Seminários}

2014

   

MAPUTO

Escola de Comunicação e Artes

06/10/2014  08/10/2014

Seminário “A Arte de Contar Histórias”, com Rui Pinto de Almeida

A Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane, em parceria com o Centro Cultural Português/Camões, IP em Maputo, realizaram o seminário de guionismo “A Arte de Contar Histórias: estrutura, estilo e princípios da narrativa”, com Rui Pinto de Almeida, destinada aos estudantes do Curso de Jornalismo da ECA.

Organização: Escola de Comunicação e Artes e Centro Cultural Português/Camões, I.P.

 

{tab Teatro}

2015

 

   

MAPUTO

Centro Cultural Português

13/03/2015

Cluster EUNIC realiza oficinas de formação em Teatro Educativo

Os resultados das oficinas de formação em Teatro Educativo realizadas nas Províncias de Inhambane, Manica e Sofala entre março e outubro de 2014 foram apresentados numa cerimónia que decorreu no Teatro Avenida em Maputo, durante a qual foi também lançado o Pequeno Manual de Intervenção em Teatro Educativo.

Este projeto é promovido e organizado pelo cluster EUNIC Moçambique, em cooperação com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e a Academia de Teatro Drama for Life Universidade de Witswatersrand (Joanesburgo), contando com o patrocínio exclusivo do GIZ-Gabinete de Cooperação Alemã.

Organização: Centro Cultural Português/Camões, I.P.

 

2012

   

BEIRA

Centro Cultural Português - Polo na Beira

24/04/2012  28/04/2012

Teatro - O Bater do Coração

Espetáculo de teatro e dança encenado por Irene Ruth Berger e realizado em parceria pelo Centro Universitário de Cultura de Arte, Universidade de Pedagogia de Moçambique e Centro Cultural Português - Polo da Beira.

Organização: Centro Cultural Português

 

 

 

{/tabs}

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.