Polónia

Publicado em sexta, 07 agosto 2015 08:19

{tab Cinema}

2014

   

VARSÓVIA, CRACÓVIA, POZNAN

25/11/2014 – 30/11/2014

NY Portuguese Short Film Festival

A Polónia recebeu a 4 ª edição do NY Portuguese Short Film Festival, promovido pelo Arte Institute, de Nova Iorque. O festival passou por Varsóvia, Cracóvia e Poznan, exibindo 17 curtas-metragens de alguns dos mais promissores jovens realizadores portugueses da atualidade.

Inaugurado em junho de 2011, o NY Portuguese Short Film Festival é o primeiro festival de curtas-metragens portuguesas realizado nos Estados Unidos, que depois de ter passado por Nova Iorque, já se apresentou em Lisboa, Cascais, São Paulo, Luanda e Sidney.

Organização: Arte Institute de Nova Iorque
Apoio: Camões, I.P.

 

2013

   

VARSÓVIA

01/11/2013  31/01/2014

Mostra Kino.pt leva cinema português a nove cidades polacas

O novo cinema português esteve em destaque na mostra Kino.pt, que pretendeu apresentar as obras mais marcantes dos últimos cinco anos de cinema português em nove cidades da Polónia.

Gdansk, Katowice, Cracóvia, Lublin, Nowy Sacz, Poznan, Szamotuly, Varsóvia e Wroclaw foram as cidades que, ao longo de três meses, exibiram os 12 filmes selecionados para o festival, onde se incluiam longas e curtas-metragens, cinema de ficção, animação e documental.

A mostra Kino.pt foi organizada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, e pelo Kino.Lab, em colaboração com a Zero em Comportamento e mais de 20 parceiros na Polónia e em Portugal.

Apoio: Camões, I.P.

 

{tab Encontros}

2015

   

VARSÓVIA

Sede da Gazeta Wyborcza

20/05/2015

Debate sobre a transição para a democracia em Portugal e na Polónia

No dia 20 de maio de 2015, historiadores, jornalistas e políticos de Portugal e da Polónia juntaram-se para, em conjunto, refletirem sobre o processo de transição para a democracia nos dois países.

Falou-se sobre os regimes que os portugueses, no ano de 1974, e os polacos, no ano de 1989, viram partir após décadas de ditadura.

Apoio: Camões, I.P.

{tab Língua Portuguesa}

2013

   

VARSÓVIA

Instituto de Estudo Ibéricos e Ibero-americanos - Universidade de Varsóvia

24/06/2013  28/06/2013

Curso de Português Jurídico

O Português Jurídico foi a matéria de estudo do 2.º Curso de Verão que o Camões, I. P., em colaboração com o Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos da Universidade de Varsóvia, organizou para a formação de professores, doutorandos e estudantes de mestrado em Estudos Portugueses na Polónia.

O curso decorreu na última semana de junho de 2013 no Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos da Universidade de Varsóvia, e foi ministrado por Joaquim Ramos, Leitor do Camões I.P. na Universidade de Praga, mestre em Direito pela Universidade Carolina de Praga e pós-graduado em Ensino de Português pela Universidade Aberta.

Organização: Camões, I.P.

 

{tab Lusitanistas}

2015

   

VARSÓVIA

Universidade de Varsóvia

13/04/2015  14/04/2015

Congresso dos Estudantes Lusitanistas da Polónia

O 4º Congresso dos Estudantes Lusitanistas da Polónia, dedicado ao tema "Cruzamentos: relações entre a Polónia e os países de língua portuguesa", realizou-se em Varsóvia, com organização do Leitorado do Camões, I.P. em Varsóvia e do Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos da Universidade de Varsóvia.

O congresso tinha como objetivo principal analisar e discutir as relações entre os países de língua portuguesa e a Polónia. A conferência esteve dividida em 4 blocos temáticos: cultura/projetos artísticos, história, economia e relações político-diplomáticas.

Os estudantes de licenciatura, mestrado ou doutoramento inscritos em universidades na Polónia constituiam o público-alvo da conferência. A língua de trabalho foi o português.

Organização: Leitorado do Camões, I.P. e Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos da Universidade de Varsóvia
Apoio: Camões, I.P.

2013

   

LUBLIN

Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P.

21/03/2013

Congresso de Estudantes Lusitanistas da Polónia

‘Literatura e História’, ‘Cultura e Tradições’ e ‘Linguística’ foram as três secções do 2º Congresso dos Estudantes Lusitanistas da Polónia, com início a 21 de março de 2013, no Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. da Universidade Marie Curie – Sklowskeij, de Lublin, de que é responsável a professora Bárbara Hlibowicka-Weglarz.

Organização: Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. de Lublin
Apoio: Camões, I.P.

 

{/tabs}

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.