Roménia

Publicado em sexta, 07 agosto 2015 08:24

{tab Artes Plásticas}

2013

   

BUCARESTE

Sala Berlim, do Club Control

25/02/2013

Projeção de documentário sobre a artista portuguesa Joana Vasconcelos

O documentário Joana Vasconcelos – Coração Independente, realizado por Joana Cunha Ferreira, foi exibido no Clube Control, em Bucareste.

Nos últimos anos, as criações de Joana Vasconcelos têm gozado da apreciação dos críticos e do público em geral. O documentário acompanha a vida da artista na oficina de trabalho e apresenta a sua perspetiva sobre a arte em Portugal e na Europa.

Joana Vasconcelos – Coração Independente marcou presença em festivais como o DocLisboa, o Artecinema - Festival Internacional dos Filmes sobre Arte - Nápoles, o FIPA – Festival Internacional de Programas Audiovisuais, e o Caminhos do Cinema Português, no qual a realizadora Joana Cunha Ferreira ganhou o Prémio Revelação.

Apoio: Camões, I.P.

 

{tab Cinema}

2015

 

   

BUCARESTE

08/05/2015

Estreia da primeira coprodução romeno-portuguesa

O Cinema Union de Bucareste acolheu uma noite de cinema dedicada ao realizador André Marques, o autor da primeira coprodução romeno-portuguesa, a curta-metragem "Luminita". O filme teve a estreia na presença do realizador e da equipa romena e foi acompanhado por mais duas curtas-metragens premiadas da autoria do jovem realizador português: O Lago (2008) e João e o Cão (2007).

"Luminita" foi rodado na Roménia em 2013 com uma equipa e um elenco inteiramente romenos. O filme conta a história de dois irmãos que não se comunicam há anos e que se encontram no funeral da sua mãe Luminita, onde têm de lidar com a sua família de luto, as suas obrigações enquanto filhos e os seus próprios sentimentos de perda.

Dos mais importantes prémios ganhos em 2014, mencionamos o prémio SOPHIA pela Academia Portuguesa de Cinema e o Grande Prémio no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Drama (Grécia)

Apoio: Camões, I.P.

 

 

   

BUCARESTE

09/05/2015

Portugal no Festival do Filme Europeu

Portugal esteve representado na 19ª edição do Festival do Filme Europeu com o documentário Cara a Cara, de Margarida Leitão (Portugal/Mèxico, 2013).

Cara a Cara é um retrato atual de uma juventude que se põe à prova, arriscando a vida por uma tradição. Pertencem a um grupo masculino único, a quem dedicam os melhores anos da sua juventude. Aceitam as regras impostas por uma tradição e a disciplina de uma hierarquia. Juntos, testam os limites da valentia e do medo. Na arena, sob o olhar expectante de uma assistência silenciosa, põem-se à prova, arriscando a vida. É "cara a cara" que jovens forcados em Portugal e no México enfrentam os touros e a vida.

Apoio: Camões, I.P.

 

 2013

   

BUCARESTE

11/04/2013  14/04/2013

Filmes portugueses no Festival Internacional NexT

Na sétima edição do Festival Internacional de Cinema NexT, Portugal esteve representado por cinco curtas-metragens de jovens realizadores, nas secções Competição, European Film Academy e NexT Kids, vistos de 11 a 14 de abril de 2013, nas salas Studio e Corso em Bucareste.

Apoio: Camões, I.P.

 

{tab Língua Portuguesa}

2014

   

PRAGA

Universidade de Bucareste

11/04/2014 – 12/04/2014

Colóquio internacional celebrou 40 anos de estudos lusófonos na Roménia

O colóquio internacional «Tempo, espaço e identidade na cultura portuguesa - 40 anos de estudos lusófonos na Roménia» realizou-se na Faculdade de Línguas e Literaturas Estrangeiras da Universidade de Bucareste.

Esta iniciativa inseriu-se nas celebrações dos 40 anos do primeiro curso de ensino superior de Estudos Portugueses na Universidade de Bucareste e coincidiu com o 150.º aniversário daquela universidade, que constitui o maior polo académico de ensino de língua e cultura portuguesa na Roménia.

O colóquio contou com a presença de mais de 90 professores e investigadores provenientes de Universidades de Portugal, Brasil, França, Espanha, Suécia, Áustria, Polónia, Bulgária, República Checa, Sérvia, Rússia, Hungria, Croácia e Roménia.

Apoio: Camões, I.P.

 

 

{/tabs}

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.