Rússia

Publicado em sexta, 07 agosto 2015 08:25

{tab Artes Plásticas}

2014

   

MOSCOVO

Biblioteca Estatal da Rússia

27/05/2014 - 30/06/2014

Exposição "Lisboa, dignos de nota!" de Natália Gromicho

A artista portuguesa Natália Gromicho apresentou a exposição "Lisboa, dignos de nota", em Moscovo, na Biblioteca Estatal da Rússia. Esta exposição é uma coleção de 11 pinturas que retratam a sua homenagem á cidade onde nasceu, Lisboa.

Organização: Biblioteca Estatal da Rússia
Apoio: Camões, I.P.

 

{tab Cinema}

2014

   

MOSCOVO

11/11/2014 - 16/11/2014

Semana do Cinema Português

Os realizadores portugueses Marco Martins e Pedro Costa participaram na 2ª Semana do Cinema Português em Moscovo, uma iniciativa do Leitorado do Camões, I.P. na capital russa.

Marco Martins e Pedro Costa participaram num encontro com o público e ministraram uma masterclasses na New Moscow Film School, estando também presentes numa mesa redonda com realizadores, críticos de cinema e outras figuras de destaque do cinema russo, como Naum Kleiman.

Organização: Leitorado Camões, I.P. em Moscovo
Apoio: Camões, I.P.

 

 

 

{tab Jornadas Culturais}

2013

   

ROSTOV NO DON

17/05/2013 - 18/05/2013

Dias da Europa

A iniciativa Dias da Europa celebrou-se em Rostov-no-Don, Rússia, com uma programação que incluiu um Festival de Cinema europeu em que Portugal participou com duas longas-metragens: A Morte de Carlos Gardel, de Solveig Nortlung, e A esperança mora onde menos se espera, de Joaquim Leitão.

Paralelamente, houve aulas de iniciação ao Português, abertas ao público.

Apoio: Camões, I.P.
 

{tab Língua Portuguesa}

2014

   

ROSTOV-NO-DON

18/05/2014 - 21/05/2014

Semana da Língua e Cultura Portuguesas na Universidade do Don

A Universidade Estatal Técnica do Don, na cidade de Rostov-no-Don, levou a cabo a III Semana da Língua e Cultura Portuguesas, em colaboração com o Centro de Língua Dante AGhilieri, e o Leitorado do Camões, I.P. na Rússia.

A iniciativa visa dinamizar o ensino da língua e cultura portuguesas numa das principais universidades do sul da Rússia, através de várias manifestações culturais, desde palestras em torno da lusofonia, uma exposição sobre o potencial económica da língua portuguesa, mostras de cinema, um concurso de fonética e declamação de poesia, aulas de língua.

Esta terceira edição contou com a participação especial do eminente historiador e correspondente José Milhazes, que proferiu três palestras dedicadas às relações históricas luso-russas.

Organização: Universidade Estatal Técnica do Don e Leitorado do Camões, I.P.
Apoio: Camões, I.P.

 

2013

 

   

ROSTOV-NO-DON

13/05/2013 - 16/05/2013

Semana da Língua e Cultura Portuguesas na Universidade do Don

Filmes, música e seminários em russo sobre a Lusofonia integraram a II Semana da Língua e Cultura Portuguesas em Rostov-no-Don. Além da oferta de aulas de Português, o programa desta iniciativa incluiu a exibição dos filmes “A Dama de Chandor” e “À Flor da Pele”, de Catarina Mourão, e ainda “O Delfim”, de Fernando Lopes.

Realizaram-se diversos seminários proferidos em russo pelo leitor do Camões, I.P. na Rússia, João Carlos Mendonça João, sobre temas da Lusofonia: Portugal na Europa, Importância e Peso Económico do Mundo Português, a História do Fado e a História do Azulejo.

A II Semana da Língua e Cultura Portuguesas em Rostov-no-Don encerrou com um espetáculo musical em que participaram os estudantes de Portugal, do Brasil e dos PALOP que estudam em Rostov.

Organização: Universidade Estatal Técnica do Don e Centro de Língua Dante Aghilieri e Leitorado do Camões, I.P.
Apoio: Camões, I.P.

 

{tab Música}

2015

   

NOVOSSIBIRSK

28/04/2015

Concerto com Obras de Compositores Portugueses

A Orquestra Sinfónica Académica de Novossibirsk interpretou obras de compositores portugueses pela primeira vez na capital cultural da Sibéria, com a participação de dois jovens solistas portugueses e sob a direção do maestro João Tiago Santos.

O espetáculo contou com a participação dos jovens solistas Pedro Emanuel Pereira (piano) e Álvaro Pereira (violino).

Organização: Embaixada de Portugal em Moscovo
Apoio: Camões, I.P. e Filarmónica de Novossibirsk

 

     

MOSCOVO

Clube Leningrad

14/04/2015 - 15/04/2015

Noites de Fado

Duas noites de fado tiveram lugar em Moscovo, na sala de concertos do Clube Leningrad, com o elenco do Café Luso e a fadista russa Olga Pushkina, acompanhada pela Orquestra Fandango.

O elenco do Café Luso, de Lisboa, foi levado pela voz de Yola Nunes, acompanhada à guitarra por Cristiano de Sousa e Filipe Acácio, partindo assim à conquista do público de Moscovo, num evento com ambiente e sabores exclusivamente lisboetas, com vinho e petiscos, confecionados segundo os preceitos do chefe do Café Luso, Alexis Gregório.

A poesia de Fernando Pessoa esteve também em destaque, sob a forma de ‘fado falado’, pela voz do artista emérito da Rússia, Oleg Marussev, e pela apresentadora de televisão, Olesya Vitebskaya.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Moscovo

 

{/tabs}

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.