Sérvia

Publicado em sexta, 07 agosto 2015 08:29

{tab Língua Portuguesa}

2015

   

BELGRADO

Universidade de Belgrado

28/05/2015

Mirandês em destaque na XV conferência internacional de línguas minoritárias

O mirandês esteve presente na XV conferência internacional de línguas minoritárias, realizada na Universidade de Belgrado, através do investigador José Pedro Ferreira, que contou a história do mirandês e lançou perguntas sobre os grandes desafios que se colocam à outra língua oficial que se fala em Portugal.

Houve ainda uma conversa com alunos de português, uma tertúlia trilíngue (mirandês, português e sérvio) realizada no bar da Associação dos Viajantes do Mundo.

Apoio: Camões, I.P.

{tab Literatura}

2015

   

BELGRADO

17/01/2015

Escritora Alexandra Lucas Coelho apresentou o seu conto “Ž”

A jornalista e escritora portuguesa Alexandra Lucas Coelho, apresentou na UK Parobrod, a sua obra intitulada “Ž”, última letra do abecedário sérvio e também a inicial que esconde o nome de uma das personagens do conto.

A Residência de Escrita de Krokodil realiza-se com apoio do Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. de Belgrado. A história inspira-se na experiência que a autora teve durante a curta e intensiva estadia em Belgrado e em Sarajevo, no período entre 21 de dezembro de 2014 e 10 de janeiro de 2015.

Alexandra Lucas Coelho participou na apresentação juntamente com Vladimir Arsenijevi, escritor e diretor da Associação Krokodil. Partindo da leitura de alguns excertos do conto, desenvolveu-se uma conversa sobre a experiência da residência de escrita e o imaginário do conto.

Apoio: Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Belgrado

 

{tab Música}

2013

   

BELGRADO, NOVI SAD

28/10/2013 - 29/10/2013

Concertos de Júlio Resende e Maria João

O pianista Júlio Resende apresentou em Belgrado e em Novi Sad, o projeto "Fado and Further", a partir do seu último disco "Amália", lançado em outubro de 2013.

Tratou-se da estreia internacional do novo trabalho do músico que, na Sérvia, contou com a participação especial de Maria João. O pianista e a cantora percorreram também outros territórios sonoros que lhes são familiares, além da nova forma como o pianista relê a memória de Amália.

Apoio: Camões, I.P.

 

{/tabs}

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.