Timor-Leste

Publicado em sexta, 07 agosto 2015 08:36

{tab Artes Plásticas}

2014

   

DÍLI

Embaixada de Portugal em Díli

10/12/2014  23/12/2014

Exposição de pintura “Direitos Humanos” de Natália Gromicho

Uma exposição de pintura da artista Natália Gromicho esteve patente na Embaixada de Portugal em Díli, numa iniciativa da Cooperação Portuguesa / Camões, I.P. por ocasião do Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Artista multitalentosa, Natália Gromicho estudou pintura, na Faculdade de Belas Artes e Escola ArCo em Lisboa, e escultura, com o artista cubano Hans Varela, antes de se concentrar na pintura.

Organização: Embaixada de Portugal em Timor-Leste
Apoio: Camões, I.P.

 

{tab Cinema}

 2014

   

DÍLI

Auditório da Fundação Oriente – Díli

25/01/2014

Projeção do filme "A Gaiola Dourada" no CineTimor

Projeção do filme "A Gaiola Dourada", de Ruben Alves

25 de janeiro de 2014 | 14h30

Organização: Fundação Oriente e Centro de Língua Portuguesa em Díli
Apoio: Camões, I.P.

 

 

 

 

   

DÍLI

26/04/2014

Projeção do filme “Capitães de Abril”

O filme “Capitães de Abril”, realizado por Maria de Medeiros, foi exibido no dia 26 de abril de 2014 no Auditório da Fundação Oriente em Díli.

Esta iniciativa, que visava assinalar os 40 anos do 25 de Abril de 1974, foi organizada pela Fundação Oriente e o Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Díli.

Apoio: Camões, I.P.

 

 

 

{tab Língua Portuguesa}

2014

   

DÍLI

31/05/2014

Cinema e ciência para celebrar Dia Mundial da Criança

O Dia Mundial da Criança assinalou-se a 31 de maio de 2014 na Fundação Oriente, em Díli, Timor-Leste, com cinema, experiências científicas, pinturas de murais, atividades desportivas e lançamento de balões.

Iniciativa no âmbito do projeto de Formação Inicial e Contínua de Professores.

Apoio: Camões, I.P.

 

 

2013

   

DÍLI

16/05/2013  17/05/2013

Seminário “10 anos de Independência: Perspectivas da Língua Portuguesa em Timor-Leste”

O 2º Ciclo de Seminários “10 anos de Independência: Perspectivas da Língua Portuguesa em Timor-Leste” realizou-se nos dias 16 e 17 de maio de 2013, no Auditório da Faculdade de Educação, Artes e Humanidades, da Universidade Nacional Timor Lorosa'e, numa iniciativa do Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P., em Díli.

Organização: Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P., em Díli
Apoio: Camões, I.P.

 

 

 

{tab Literatura}

2014

   

DÍLI

22/07/2014 – 26/07/2014

Feira do Livro da CPLP

Cerca de 17 mil livros, representando cerca de 800 títulos, desde a literatura à ciência e à didática, passando por obras de cariz infantojuvenil, estiveram à venda para o público timorense na Feira do Livro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – Leitura em Viagem, que se realizou no Centro de Convenções de Díli, quando a capital timorense acolheu a cimeira de chefes de Estado e de governo da CPLP.

Esta é já 6ª feira do livro que tem lugar em Timor-Leste. Os livros, que estão à venda a preços reduzidos, foram adquiridos a diversas editoras portuguesas ou são provenientes de fundos que ficaram da anterior feira do livro, em 2012. As obras que não vierem a ser vendidas na feira serão oferecidas às bibliotecas do Mós Bele (Maubara) e à Biblioteca Xanana Gusmão.

Organização: Camões, I.P., por Portugal, e a Secretaria de Estado da Arte e Cultura, o Ministério da Educação e a Universidade Nacional de Timor Lorosa’e (UNTL), por Timor-Leste.
Apoio: Camões, I.P.

 

2013

 

   

DÍLI

19/02/2013

Aula aberta em Díli sobre “Retratos de mulheres na lírica de Camões”

Uma aula aberta intitulada "Saber, engenho e arte: Retrato(s) de mulher(es) na lírica de Camões", foi proferida em Díli pela Professora Micaela Ramón, do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, na sala do Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. na Universidade Nacional Timor Lorosa’e.

Esta iniciativa, aberta a toda a comunidade académica, teve como principal objetivo a divulgação de uma vertente da lírica Camoniana e acontece no âmbito da disciplina de Literatura Portuguesa I, inserida no programa da Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa, na Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL).

Apoios: Camões, I.P.

 

 

 

 

 

   

DÍLI

25/09/2013 – 28/09/2013

Histórias Magnéticas, projeto português em digressão

O projeto português Histórias Magnéticas, que consiste na narração de contos infantis sob a forma de histórias-concerto para guitarra elétrica e voz, realizou uma digressão em Timor-Leste, num total de seis apresentações a decorrer em Díli e Maubara.

Em Timor-Leste, a digressão incluiu sessões na Escola Portuguesa de Díli, na Fundação Oriente em Díli e Forte de Maubara.

Apoios: Camões, I.P., Fundação Oriente e Direção-Geral das Artes

 

 

 

 

   

DÍLI

16/11/2013 – 23/11/2013

Homenagem a José Saramago

O escritor português José Saramago, vencedor do prémio Nobel da Literatura em 1998, foi homenageado na Fundação Oriente em Díli.

A 16 de novembro de 2013, data em que José Saramago faria 91 anos, foi organizado um evento de homenagem com a projeção da curta-metragem “A Maior Flor do Mundo”, seguido pela leitura de excertos de José Saramago e por um momento musical. O dia terminou com a exibição do documentário “José e Pilar”, de Miguel Gonçalves Mendes.

A programação continuou na semana seguinte, a 23 de novembro, com mais leituras, um concerto da Escola Portuguesa Ruy Cinatti e a projeção do filme “Blindness”, de Fernando Meireles, adaptado da obra de Saramago “Ensaio sobre a Cegueira”.

Organização: Camões, I.P. e Fundação Oriente

 

 

{/tabs}

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.