França: Semana das Culturas Estrangeiras com presença portuguesa

Publicado em quinta, 13 agosto 2015 17:37

No âmbito da 14ª edição da Semana das Culturas Estrangeiras, cuja temática é “Nos environnements”, o Centro Cultural Português em Paris/Camões, I.P. organiza três iniciativas que ilustram a cultura de Portugal.

Assim, entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro de 2015, pelas 13h30, o Liceu Internacional de St. Germain-en-Laye/ Secção Portuguesa acolhe, no âmbito da programação “Jeune Publique”, a realização do atelier 3R’s, animado por Madre de Deus.

Inspirando-se nas tradicionais sardinhas dos Santos Populares de Lisboa e tendo por objetivo estimular, de forma lúdica, o gosto pela reciclagem criativa, os participantes devem decorar a sua sardinha aplicando os 3R’s - reduzir/reutilizar/reciclar.

No dia 1 de outubro de 2015, pelas 18h30, a delegação em Paris da Fundação Calouste Gulbenkian recebe uma conferência do biólogo António Abreu, especialista em ambiente, intitulada “La mer et le développement durable”, que analisará as relações entre o estado do ambiente à escala global e os desafios da sustentabilidade decorrentes da degradação ambiental.

Por fim, no dia 2 de outubro, pelas 19h00, na Fondation Lucien Paye, irá realizar-se a projeção do filme documental “É Na Terra não é na Lua”, de Gonçalo Tocha.

Trata-se de um Documentário sobre a vida quotidiana dos habitantes da ilha do Corvo, ilha mais pequena do arquipélago dos Açores, o qual, entre muitos outros prémios internacionais, recebeu o prémio para a “Melhor Longa-Metragem” no DocLisboa, "Melhor Documentário de Autor" no festival Documenta Madrid e "Melhor Documentário" na 55ª edição do Festival Internacional de Cinema de São Francisco.

 

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.