Chile: Memórias visuais nas culturas de língua portuguesa em análise

Publicado em sexta, 14 agosto 2015 11:57

Entre os próximos dias 24 e 25 de agosto de 2015, o Centro de Estudios Culturais Latinoamericanos (CECLA) e o Departamento de Literatura da Faculdade de Filosofia e Humanidades da Universidade do Chile, em colaboração com o leitorado do Camões, I.P. nesta universidade, organizam as X Jornadas Brasileiras e VII Jornadas de Culturas de Língua.

Num vasto programa que irá abordar as “Memórias e meios visuais nas culturas de língua portuguesa”, esta edição irá dedicar-se ao trabalho da memória na cultura visual de Portugal, Brasil e África lusófona.

A linguagem visual torna-se território de introjeção e projeção simbólica historicamente relevante para indagar o espetacularíssimo e a mediatização da política, literatura, da cultura, em suma, da sociedade.

O contributo da cultura portuguesa será analisado através de comunicações dedicadas aos cineastas Manoel de Oliveira e Pedro Costa, ao pensador Agostinho da Silva e de uma apresentação de Vera Fonseca, leitora do Camões, I.P. no Chile, que analisará o filme 48, obra da realizadora Susana Sousa Dias.

Estas jornadas têm ainda a colaboração do Instituto de Estudios Avançados (IDEA da Universidade de Santiago do Chile), o Departamento de Língua e Literatura da Universidade Alberto Hurtado e o Centro Cultural Brasil-Chile (CCBRACH) da Embaixada do Brasil.

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.