Itália: Protocolo com Universidade de Nápoles cria Cátedra Margarida Cardoso

Publicado em terça, 18 agosto 2015 17:12

O Camões, I.P. celebrou um protocolo de cooperação com a Università degli Studi di Napoli “ L’Orientale” para a criação da Cátedra Margarida Cardoso que terá como responsável a Professora Doutora Livia Apa. Esta cátedra coordenará, na Faculdade de Línguas e Literaturas Estrangeiras daquela universidade a investigação relativa às disciplinas de Língua e Literatura Portuguesa para os cursos de Licenciatura e Mestrado.

Margarida Cardoso é uma realizadora cuja atividade artística se foca sobre a relação entre Portugal e a memória do seu antigo espaço colonial, desenvolvendo o seu trabalho nesta forma muito pessoal entre a ficção e o documentário.

Foi premiada com o “Léopards de Demain” no 52º Festival de Locarno e a sua primeira longa-metragem “A Costa dos Murmúrios”  estreou no Festival de Veneza – Venice Days, 2004. Nos últimos anos afirmou-se como um dos nomes mais consistentes do cinema português tendo sido, em 2005, agraciada com a comenda da Ordem do Infante Dom Henrique.

A Cátedra Margarida Cardoso desenvolverá a sua atividade de investigação em três eixos temáticos:o da tradução literária, promovendo workshops com autores e tradutores; o do cinema e artes visuais dos países de língua oficial portuguesa, organizando retrospetivas de cinema e promovendo artistas portugueses e africanos em colaboração com galerias e museus existentes em Nápoles; e, por fim, uma reflexão sobre as especificidades da língua portuguesa em África, considerada também na sua dimensão social e política.

Funcionará ainda em colaboração com alguns Centros de Investigação existentes na L´Orientale, nomeadamente, com o Centro de Estudos sobre África Contemporânea, o Centro de Estudos sobre América Latina e o Centro de Estudos Pós-coloniais e de Género, bem como com outros fora do País.

Em cada ano contará também com a presença de um professor visitante para integrar as atividades didáticas.

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.