Chile: Fotógrafo Armindo Cardoso inaugura exposição “Un otro sentimiento del tiempo. Chile, 1970-1973”

Publicado em quarta, 16 setembro 2015 12:21

Com o apoio da Embaixada de Portugal e do Camões, I.P., a Biblioteca Nacional do Chile irá acolher no dia 22 de setembro de 2015, pelas 19h00, em Santiago, a apresentação do livro e a inauguração da exposição “Un otro sentimiento del tiempo. Chile, 1970-1973”, do fotógrafo português Armindo Cardoso.

 

Esta iniciativa realiza-se no âmbito do primeiro seminário “Diálogos de las Memorias: Cruces temáticos para un país diverso”, organizado pela Biblioteca Nacional do Chile. O evento contará com a presença de Armindo Cardoso, da jornalista Faride Zerán, Prémio Nacional de Jornalismo 2007, e do escritor Jorge Baradit.

A coleção de Armindo Cardoso, adquirida em 2013 pela Biblioteca Nacional do Chile, revertida em livro e agora apresentada nesta exposição, é composta por mais de 4000 negativos a preto e branco. Contém retratos de políticos, artistas e intelectuais chilenos, além de imagens de paisagens e habitantes anónimos de todo o Chile, do período de 1970 a 1973.

Armindo Cardoso, fotógrafo português exilado em França a partir de 1965, residiu no Chile entre 1969 e finais de 1973, integrando a equipa fundadora do semanário “Chile Hoy”. Poucos dias após o golpe militar de 11 de setembro de 1973, refugiou-se na Embaixada da Venezuela em Santiago do Chile, onde permaneceu até dezembro, altura em que, com o apoio da Embaixada de França, conseguiu voltar para Paris. 

Familiares e amigos esconderam num terreno duas caixas com milhares de negativos da sua autoria. Esses negativos, que o adido cultural francês de então resgatou e enviou, através da mala diplomática, para França, foram devolvidos a Armindo Cardoso em 1974 pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros daquele país. No final de 2013, a Biblioteca Nacional do Chile adquiriu essa coleção de fotografias inéditas no Chile.

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.