José Tolentino Mendonça galardoado com prémio literário Res Magnae 2015

Publicado em segunda, 26 outubro 2015 16:18

José Tolentino Mendonça foi galardoado com o prémio literário Res Magnae 2015, um prémio italiano atribuído no campo da ensaística, com a obra “A Mística do Instante. O tempo e a promessa”. A cerimónia de entrega do prémio ocorrerá no dia 19 de novembro de 2015, na cidade de Roma.

Editada primeiro pela “Paulinas Editora” no final de 2014, a obra agora distinguida foi recentemente traduzida em Itália pela editora “Vita e Pensiero”,

Com esse livro, José Tolentino Mendonça ocupou por algumas semanas o Top de Vendas nacional e alcançou números absolutamente invulgares para uma obra de ensaio em Portugal, dezassete mil exemplares, afirmando-se como um dos autores mais seguidos do panorama português.

José Tolentino Mendonça é uma das vozes originais do Portugal contemporâneo. Especialista em estudos bíblicos, tem abordado com rigor e criatividade os temas e os textos do cânone cristão, mantendo um diálogo sensível com as interrogações do presente.

A relação entre o Cristianismo e a Cultura é uma das ideias-chave do seu percurso. Foi Straus Fellow, na New York University, integrando uma equipa de investigadores do tema «Religião e Espaço Público». Ocupa os cargos de vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa e de diretor do Centro de Estudos de Religiões e Culturas. É consultor do Pontifício Conselho para a Cultura, no Vaticano. Além de ensaísta, tem uma obra poética que muitos reconhecem entre as mais marcantes do panorama atual. Os seus livros conhecem um grande sucesso em Portugal e são cada vez mais traduzidos internacionalmente.

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.