Argentina: MALBA acolhe ciclo de cinema português

Publicado em terça, 27 outubro 2015 09:33

O Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (MALBA) acolhe entre os dias 29 de outubro e 1 de novembro de 2015, a “3ª Semana de Cine Português”, numa produção da VAIVEM, uma associação cultural com sede em Buenos Aires e Lisboa, apoiada pelo Camões, I.P. e a Embaixada de Portugal na Argentina.

A programação divide-se em três focos: Panorama, Homenagem a Paulo Rocha e a estreia de “Cavalo Dinheiro” de Pedro Costa.

Na secção Panorama serão exibidas as longas-metragens “A Toca do Lobo” de Catarina Mourão, “Alentejo, Alentejo” de Sérgio Tréfaut, “O Velho do Restelo” de Manoel De Oliveira, “Os Maias” de João Botelho, “Rabo de Peixe” de Joaquim Pinto e Nuno Leonel, “Tales on Blindness” de Cláudia Alves e “Volta à Terra” de João Pedro Plácido. Esta secção conta ainda com a exibição de 3 curtas-metragens nomeadamente: “Pã”, “Não Chores Não” e “Liberdade, Taprobana y Ennui Ennui”. 

Na homenagem a Paulo Rocha, e com o apoio da Cinemateca Portuguesa, serão exibidas cópias restauradas dos filmes “Os Verdes Anos” e “Mudar de Vida”, que na década de 60, em plena ditadura portuguesa, romperam e ampliaram as convenções cinematográficas. 

O ciclo de cinema acolherá, por fim, a estreia do filme “Cavalo Dinheiro” de Pedro Costa.

O filme narra uma série de episódios da vida de Adelino, um homem que regressa à sua terra natal depois de combater em África. Ao regressar, a sua noiva encontra-se comprometida com outro homem e não consegue recuperar o seu antigo emprego como pescador. Adelino vê-se, assim, obrigado a procurar trabalho numa fábrica. As regras, o local e as gentes mudaram e Adelino tenta sobreviver num mundo que agora lhe é estranho.

A direção, programação e produção do ciclo de cinema estão a cargo de Francisco Lezama, Maria João Machado e Susana Santos Rodrigues.

Programa e informações em: www.vaivem.com.ar

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.