Itália: Portugal no Festival de Cinema Europeu – EUNIC Roma

Publicado em quinta, 19 novembro 2015 19:15

O documentário “Alentejo, Alentejo” de Sérgio Tréfaut, é a produção selecionada para representar Portugal no dia 25 de novembro de 2015, nesta estreia que é a primeira edição de um novo festival dedicado ao cinema europeu.

“Alentejo, Alentejo” explora o imaginário do “cante” alentejano, um canto entoado pelos trabalhadores rurais ao longo do seu dia, e que passou de geração em geração, sendo hoje considerado Património Imaterial pela UNESCO. Com a desertificação destas zonas e a afluência de trabalhadores nas últimas décadas para Lisboa e para o estrangeiro, surgiram grupos musicais que procuram perpetuar esta tradição, promovendo um retorno às origens e conservação da sua cultura identitária.

Ganhou os prémios de Melhor Filme Português e prémio TAP Melhor Documentário no Festival IndieLisboa de 2014 e o prémio de Melhor Filme no Festival DocsBarcelona + Medelín de 2014.

O documentário será exibido às 18h30 no auditório do Goethe-Institut de Roma e as entradas são gratuitas, limitadas à capacidade máxima da sala.

EUNIC nasce de uma parceria entre institutos culturais, academias e embaixadas europeias sediadas em Roma e conta com o apoio da FUIS (Federazione Unitaria Italiana Scrittori) e da Comissão Europeia. Nele participam 15 países que apresentam algumas das suas mais recentes obras em língua original com legendas em italiano.

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.