Hungria: Centenário do Modernismo Português em sessão comemorativa

Publicado em segunda, 23 novembro 2015 17:06

O Centro de Língua Portuguesa em Budapeste/Camões, I.P., em colaboração com o Departamento de Estudos Portugueses da Universidade ELTE e a Casa Fernando Pessoa em Lisboa, organiza no dia 1 de dezembro de 2015, uma sessão comemorativa do centenário da revista Orpheu, exemplo maior do modernismo português e principal manifestação criativa de toda uma geração de escritores e artistas.

A ocasião será igualmente aproveitada para assinalar os 80 anos do falecimento de Fernando Pessoa, figura incontornável do modernismo em Portugal.

O programa terá início com a inauguração e apresentação da exposição gráfica “Nós, os de Orpheu” por parte do investigador António Cardiello, que se desloca a Budapeste a convite da Casa Fernando Pessoa.

O vento contará ainda com uma série de leituras e intervenções e, após uma palestra do Prof. Ferenc Pál sobre Fernando Pessoa e a geração de Orpheu, os poetas húngaros Endre Kukorelly e Árpád Mohácsi darão o seu testemunho enquanto leitores e tradutores de Pessoa.

No final da sessão, a atriz Judit Rádler lerá traduções húngaras de poemas de Pessoa, Sá-Carneiro, Almada Negreiros e Ângelo de Lima.

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.