Publicado Exame Pelos Pares da OCDE à Cooperação para o Desenvolvimento – Portugal 2016

Publicado em terça, 15 dezembro 2015 20:18

Foi publicado no dia 15 de dezembro de 2015 o Exame pelos pares da OCDE à Cooperação para o Desenvolvimento – Portugal 2016.

De acordo com a avaliação da OCDE, Portugal tem-se esforçado por manter o seu programa de ajuda externa desde a crise económica, mas o seu orçamento tem sido fortemente afetado e é necessário um plano para evitar um novo declínio e regressar a um caminho no sentido das metas internacionalmente acordadas.

A mais recente Avaliação interpares do CAD de Portugal salienta que a ajuda pública ao desenvolvimento (APD) de Portugal diminuiu em três anos consecutivos e situou-se em 419 milhões de dólares dos Estados Unidos em 2014, de acordo com dados preliminares. Tal equivale a 0,19% do seu rendimento nacional bruto (RNB), abaixo da média de 0,3% dos membros do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento da OCDE e muito afastado da meta de 0,7% de doadores das Nações Unidas e da UE.

Portugal contribui para o desenvolvimento internacional com muitos elementos positivos. Isto inclui uma visão prospetiva, uma orientação geográfica rigorosa e um compromisso para com os países parceiros que têm uma posição de peso nos projetos de ajuda. Estes ativos poderão ser distribuídos de forma mais eficaz se Portugal se empenhar em aumentar o seu volume de ajuda, desligar a sua ajuda e melhorar a coordenação e a supervisão do seu programa de ajuda.

Fonte: OCDE

Aceda ao relatório online aqui: http://www.keepeek.com/Digital-Asset-Management/oecd/development/oecd-development-co-operation-peer-reviews-portugal-2016_9789264248571-en#page1

Obtenha mais informação relativa a Portugal: http://www.oecd.org/dac/peer-reviews/peer-review-portugal.htm

 

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.