Reitor da Universidade de Havana aceita convite do Camões, I.P. para visitar Portugal

Publicado em quinta, 21 janeiro 2016 19:30

O relacionamento cultural entre Portugal e Cuba está a registar um salto qualitativo na sequência da assinatura, em dezembro de 2015, de um Protocolo de Cooperação entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Universidade de Havana para a criação de um leitorado de Língua Portuguesa, um processo que está já em fase de implementação. O Reitor da Universidade de Havana, Gustavo Cobreiro Suárez, aceitou entretanto o convite endereçado pelo Camões, I.P. para visitar Portugal.

A deslocação do Embaixador de Portugal em Cuba, Luís Faro Ramos, à Universidade de Havana, no dia 19 de janeiro de 2016, constituiu mais um passo no reforço das relações entre os dois países. O Reitor daquela instituição de ensino superior mostrou interesse em estabelecer ações de cooperação com as Universidades de Lisboa, Coimbra, Porto e Évora. Este encontro serviu para estabelecer as bases que poderão levar à criação de núcleos de investigação para doutoramentos, pós-doutoramentos, de intercâmbio de professores e do leitorado de Português.

Para além do desenvolvimento da Língua portuguesa, Cuba manifestou interesse na colaboração com Portugal nas áreas da Física, Matemática, Biologia, Meio Ambiente, Ecossistemas Marinhos, Biomateriais, Nanociências, Energias Renováveis para além do reforço da colaboração já existente com a Universidade de Coimbra nas áreas farmacêutica e da Química. A comunicação social cubana tem dado grande destaque a este esforço de aproximação entre os dois países.

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.